CEDEC/AL se prepara para quadra chuvosa

Os meses de abril, maio, junho e julho serão de muitas chuvas na região do Nordeste

14/03/2012 06:06

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A quadra chuvosa é foco principal do efetivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Para se preparar para o período de chuva que se inicia em abril, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, realizará no dia 15 de março, no Distrito Federal, uma reunião com representantes de sete Estados da Região Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) onde será apresentado o plano de ação.

A apresentação tem por objetivo elaborar planos de contingência em cinquenta e seis municípios com maior incidência de desastres. Essa atividade está dividida em duas etapas: na primeira serão realizadas no período de 02 a 05 de abril, em Maceió, oficinas de capacitação, e na segunda etapa, em 28 de abril, de forma simultânea nos Estados da Região Nordeste, simulados de preparação de desastres. Em Alagoas, o simulado acontecerá no município de União dos Palmares.

As oficinas de capacitação serão ministradas em 04 dias e abrangerá além da construção do plano de ação, palestras sobre mapeamento de risco, sistema de monitoramento, decretação de situação de emergência, estado de calamidade e cartão de pagamento da defesa civil nacional. Já os simulados visam o exercício de desocupação de uma área de risco com mobilização das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) e órgão de apoio.

Paralelo a este plano de ação, a CEDEC/AL estará colocando em prática um cronograma de Capacitações com o efetivo da Defesa Civil. “É importante que o efetivo esteja atualizado para atuar na preparação, prevenção e resposta em um possível desastre”, garante o Tenente Coronel Gilson Romeiro, Secretário Executivo da Defesa Civil de Alagoas.

 

Matéria Relacionada:

Semarh e Defesa Civil Estadual se preparam para quadro chuvosa em abril

Primeira Edição © 2011