Troca de líderes no Congresso adia votações do Código Florestal e Lei Geral da Copa

Os relatores das iniciativas esperam que elas passem pelo plenário na semana que vem

13/03/2012 14:48

A- A+

UOL Notícias

compartilhar:

A crise política que levou às substituições dos líderes do governo no Senado e na Câmara pelos deputados adiou os projetos do novo Código Florestal e da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 nesta terça-feira (13). Os relatores das iniciativas esperam que elas passem pelo plenário na semana que vem.

As tensões levaram às saídas da coordenação dos trabalhos governistas do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Há duas semanas, mais de 50 deputados do PMDB assinaram uma lista sugerindo mais independência em relação à presidente Dilma Rousseff (leia-se: mais cargos). Na semana passada, o governo foi derrotado no Senado na tentativa de reconduzir ao cargo o diretor da ANTT (gência Nacinal de Transportes Terrestres).

“Se é difícil botar quando todos estão de acordo, imagine agora”, disse o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa.

O texto, que é exigência da Fifa para realizar o Mundial de futebol no Brasil, sofre atrasos desde o ano passado e ainda tem de ser votado no Senado.

O relator do novo Código Florestal na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-RS), disse que a saída dos líderes, cujos substitutos não foram anunciados pelo Palácio do Planalto, é o principal empecilho para uma votação. “O meu texto está pronto. O imbróglio político é o único fator impeditivo”, afirmou.

Mais cedo, Dilma fez uma rara aparição no Congresso para receber uma homenagem. O objetivo da visita foi arrefecer as tensões com a base aliada.

O PMDB quer ampliar sua cota atual de cinco ministérios ou trocar alguns deles por pastas com mais recursos. Já o PT busca segurar seus 16 cargos de primeiro escalão e manter sua posição no Congresso.

Primeira Edição © 2011