Sociedade civil cria comitê do FNDC em Alagoas

06/03/2012 14:27

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Entidades representativas da sociedade civil que lutam pela democratização da comunicação em Alagoas realizam, no dia 14 deste mês, a partir das 18hs, no Teatro do Sindicato dos Bancários, o Seminário de fundação do Comitê Local do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC-AL). O evento terá a participação da coordenadora geral do FNDC, Rosane Bertotti, e do integrante do Coletivo Intervozes, Paulo Vitor.

O FNDC surgiu em julho de 1991, como movimento social e transformou-se em entidade constituída em 20/8/1995. Mas sua história começou ainda em 1984 com a criação da Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação (FNPDC). O objetivo do Fórum é mobilizar os setores organizados da sociedade para fazer frente à dimensão estratégica da área das comunicações na contemporaneidade.

Também visa estabelecer novas relações entre o Estado, o setor privado e a sociedade civil, no que se refere à estruturação dos sistemas de comunicações e na definição dos conteúdos veiculados e do papel cultural, político e econômico desempenhado pelos meios de comunicação.

A criação do comitê FNDC-Alagoas foi uma das propostas aprovadas na etapa estadual da I Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), realizada em outubro de 2009. O seminário de fundação é uma iniciativa da Comissão Pró-Comitê FNDC-AL, que tem em sua composição as seguintes entidades: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), CUT-AL, Sindicato dos Bancários, Intervozes, Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-AL), Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN/Ufal), Centro Acadêmico Graciliano Ramos (CAGR/Cesmac), Famecal, Ibesac (Instituto Bem Querer de Arte e Cultura); Sinteal e Rádio Comunitária Salomé.

Primeira Edição © 2011