Serviço de transporte urbano é criticado por deputados; “Deixo aqui o meu repúdio”

Durante sessão ordinária desta terça, 13, a qualidade dos ônibus de Maceió foi colocada em questão; Judson culpa gestão pública

13/03/2012 13:31

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Longa espera, má qualidade dos veículos, desconforto e um trânsito infernal. Essa é a realidade do trabalhador que precisa se deslocar de ônibus em Maceió. Os deputados estaduais discutiram sobre o assunto durante a sessão ordinária desta terça-feira (13) e a insatisfação com os serviços foi unânime.

Ronaldo Medeiros (PT) foi o primeiro a citar os problemas enfrentados pelos maceioenses diariamente. Medeiros disse que, independente do horário, os problemas são sempre os mesmos e, além da afirmação, o deputado criticou a falta de qualidade do transporte público.

“As cidades que têm transporte público de qualidade, têm um trânsito melhor. As pessoas guardam seus carros para sair somente nos finais de semana. Deixo aqui o meu repúdio”, reclamou o petista.

Medeiros lembrou ainda de ter visto recentemente, um projeto de construção do veículo leve sobre trilhos (VLT) por toda a estensão da Avenida Fernandes Lima. “Mas parece que esse projeto parou”, disse o deputado.

Em parte, Jefersom Morais (DEM) ironizou. “Se para colocar o VLT que liga Maceió a Rio Largo foi uma dificuldade que todos nós vimos, imagina um veículo leve cortando a Fernandes Lima? Sem falar em outro projeto grandioso, que era a construção do chamado Eixo Viário”, criticou.

Judson Cabral (PT) também entrou na discussão e atribuiu os problemas com o transporte público à falta de gestão da administração pública. “A qualidade do transporte é uma coisa fácil de se resolver, basta que o gestor se imponha junto aos empresários, para que sejam cumpridas exigências”, afirmou o petista.

“Os veículos [ônibus] devem durar cerca de sete anos, e não é isso que acontece. Novos são colocados para rodar, sem que os antigos saiam de circulação. Não estamos conseguindo nos deslocar nem com a frota que já existe. A população está sofrendo, está insatisfeita, e nós, como representantes, precisamos discutir e procurar meios para resolver este problema”, concluiu o petista.

A população que não tem outro meio para se deslocar de casa para o trabalho, as mulheres que saem da parte alta da cidade para trabalhar nos bairros da parte baixa, e não conseguem cuidar da casa e da família por passarem horas dentro dos ônibus, que demoram para passar, e enfrentam o trânsito congestionado da cidade, os estudantes que precisam acordar muito cedo para sair de casa pelo menos uma hora antes de começarem as aulas e chegar a tempo, estes sim, aguardam a resposta do poder público.
 

Primeira Edição © 2011