Sem títulos desde 2008, Ferrari tenta derrubar tabus incômodos

Alonso e Massa tentarão devolver a Ferrari ao topo do pódio

13/03/2012 05:40

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

Sem comemorar um título sequer nos últimos três anos, a Ferrari começará a temporada 2012 com uma série de tabus para derrubar. A escuderia italiana – que dará início ao campeonato no próximo domingo, na Austrália, tentando lutar contra o domínio recente da Red Bull – não é campeã de construtores desde 2008 e não leva a taça de pilotos desde 2007.

Felipe Massa já corria pela Ferrari quando a equipe conquistou sua última taça. Em 2008, o brasileiro formou com Kimi Raikkonen a dupla que deu à escuderia seu último Mundial de Construtores, no ano em que Lewis Hamilton, já na McLaren, foi campeão entre os pilotos.

A equipe não passa por seca semelhante desde 1999, quando levou o título de construtores na quarta temporada de Michael Schumacher na escuderia e encerrou um incômodo tabu de 15 anos sem título.

Schumacher também foi responsável por encerrar uma sequência de 20 anos da Ferrari sem ter um piloto campeão. O alemão levantou a taça em 2000, o que não acontecia desde 1979, quando Jody Scheckter levou a equipe ao lugar mais alto do pódio.

Desde então, a Ferrari vive sua maior seca sem um piloto campeão. O último foi Kimi Raikkonen, então companheiro de Felipe Massa – o finlandês ficou com o título em 2007, na última corrida, após desbancar Lewis Hamilton e Fernando Alonso, que formavam a dupla da McLaren naquele ano.

Massa, que já estava na Ferrari para celebrar as últimas glórias da escuderia, também começará a temporada com um tabu incômodo para superar. Sem vencer uma corrida desde o início de 2009 – ano em que sofreu grave acidente e ficou fora das últimas oito corridas do campeonato – o brasileiro é o primeiro piloto da equipe a ficar três anos sem triunfar desde Eddie Irvine, que não subiu no lugar mais alto do pódio entre 1996 e 1998.

Apesar da seca de vitórias, Massa acredita em um desempenho melhor da escuderia italiana nesta temporada.

“No ano passado, fomos bem na pré-temporada, mas tomamos um segundo de desvantagem na primeira corrida. A gente tinha 90% de certeza de que iria brigar pelo campeonato, mas vimos que não seria bem assim. Agora, esperamos que seja ao contrário”, disse Massa, na última quinta-feira, durante apresentação de seu novo patrocínio.

Baseando-se nos testes de pré-temporada, a Ferrari terá dificuldades para quebrar os tabus neste ano. Apesar do bom desempenho de Fernando Alonso, os treinos foram dominados por Sebastian Vettel e pela Red Bull (leia mais abaixo).

Primeira Edição © 2011