Qual a importância da autoestima para os indivíduos, para as organizações e para a sociedade?

13/03/2012 09:08

A- A+

Redação

compartilhar:

Olá.

Este tema, a autoestima, tem sido muito recorrente nas questões que são encaminhadas ao nosso blog e colunas. Não poderia ser diferente, pois, a autoestima é um dos pilares de uma vida produtiva, propositiva, feliz e de sucesso.


Uma das definições que mais gosto de autoestima defende que – “autoestima é a disposição para experimentar a si mesmo como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser merecedor de felicidade".


A autoestima, sem dúvida, é facilitadora do desenvolvimento espiritual e das potencialidades interiores, da saúde e da serenidade. Diariamente, há a necessidade da conscientização de sua importância e de seu cultivo. É preciso nutri-la, despertá-la e aperfeiçoá-la.


Ela é a responsável pelo que chamamos de “estado de espírito” e esse “estado de espírito” tem grande influência sobre o bem-estar e a saúde. A tristeza, o medo, a raiva, os aborrecimentos, a mágoa, as preocupações e uma autoestima baixa podem muito afetar desfavoravelmente a saúde. Por outro lado, a alegria de viver, a despreocupação, o descanso e uma autoestima positiva têm efeitos muito benéficos.


Retornando o nosso foco para as organizações, sabemos, por experiência pessoal, o quanto o lado profissional e o trabalho contribuem para a nossa felicidade, não só pelo tempo que ocupam em nossas vidas, mas, fundamentalmente, pela possibilidade de nos realizarmos, desde as nossas necessidades mais básicas, até aquelas mais complexas, relacionadas ao crescimento pessoal e espiritual.


Isso ocorre quando se faz um trabalho em que nos sentimos contribuindo para a nossa missão pessoal e agregando algum tipo de valor ao Universo.

 

 

Primeira Edição © 2011