Novo IML: ordem de serviço pode ser assinada ainda este mês

13/03/2012 06:51

A- A+

Redação com Agência Alagoas

compartilhar:

O Governo de Alagoas publicou no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (13), a autorização para execução das obras do novo Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML). A ordem de serviço para o início da construção do novo prédio deverá ser assinada ainda este mês pelo secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante.

O projeto do novo IML foi apresentado à imprensa em janeiro do ano passado pelo secretário da Defesa Social, Dário César. (Leia aqui)

Prédio moderno

O novo prédio, com área já escolhida no Tabuleiro do Martins, será um dos mais modernos complexos de perícias do País. Orçado em R$ 5 milhões e com previsão de entrega em oito meses, o novo prédio abrigará todos os departamentos afins ao trabalho de perícias, como o Instituto de Identificação (II) e o Instituto de Criminalística (IC).

“O projeto do novo IML foi muito discutido por se tratar de uma obra diferente em que os técnicos e os arquitetos tinham que estar em sintonia, justamente por causa das especificidades para se elaborar um projeto desses”, explicou o diretor-presidente da Empresa de Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), Ronaldo Patriota.

Pelo projeto, acrescenta Patriota, o novo IML estará dotado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos tecnológicos de ponta, desde as câmeras frigoríficas até salas de necropsia de última geração.

O novo prédio do IML de Maceió contempla ainda sala de imprensa, anfiteatro para aulas de Medicina Legal, laboratório de DNA, laboratório de análises clínicas, patológicas e toxicológicas.

A concepção do projeto foi do arquiteto Roberto Canavarro, que visitou vários institutos médicos legais considerados de referência no país.

O terreno onde será construído o novo IML está localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, em uma área de 31 mil metros quadrados.

“Entre as novidades dentro desse novo prédio estão ainda um espaço ecumênico. Outra é que as pessoas que precisarem fazer um exame de corpo de delito ou vítimas de estupro terão uma entrada apropriada, sem ter contato com os serviços de perícia cadavérica”, acrescenta a gerente de Planejamento do Serveal, Ana Constantino.

Sobre o IML Estácio de Lima
O IML da capital alagoana funciona há 78 anos no prédio da antiga faculdade de Medicina, no bairro do Prado. Lá, foram realizadas autópsias de casos de grande repercussão como a de Lampião, após sua morte em uma emboscada em 1938, e dos corpos do empresário Paulo César Farias e sua namorada, Suzana Marcolino, em 1996.

Mas, sofre com estrutura precária e falta de materiais. Em janeiro do ano passado, o Ministério Público Estadual ajuizou uma ação civil pública exigindo a suspensão de todos os exames periciais em pessoas vivas no IML de Maceió, bem como a sua transferência para outro local no prazo de 30 dias e sua mudança para o prédio novo em um período de até seis meses.

A ação foi movida depois da elaboração de um relatório que constatou a precariedade do instituto.
 

Primeira Edição © 2011