Forte chuva deixa regiões de São Paulo em estado de atenção

Segundo os meteorologistas do CGE, persiste a condição de chuvas nas próximas horas.

13/03/2012 15:30

A- A+

Folha

compartilhar:

Áreas de instabilidade ocasionadas pelo calor e pela alta umidade provocavam pancadas de chuva em alguns pontos da cidade de São Paulo por volta das 17h desta terça-feira. Por isso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, colocou as zonas norte, leste, oeste, a região central e a marginal Tietê em estado de atenção para alagamentos.

A escala usada pelo CGE passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).

De acordo com imagens de radar, a chuva é forte na zona norte, principalmente entre Santana, Jaçanã, Tremembé, Vila Maria e Vila Guilherme. Na zona leste, a precipitação também é forte na região da Penha e Ermelino Matarazzo.

Na Grande São Paulo, chove muito forte em Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Suzano. Em Mogi das Cruzes, a chuva é moderada com pontos fortes.

Por volta das 17h20, o CGE não tinha informações sobre pontos de alagamento.

Às 16h25, o aeroporto de Guarulhos registrou queda de granizo e rajadas de vento de 49 km/h. Às 16h37, houve novo registro de granizo, quando o vento atingiu os 40 km/h. Apesar da chuva, o aeroporto não fechou para pousos e decolagens.

As estações meteorológicas automáticas apontam temperatura média de 28ºC na cidade nesta terça. Entretanto, em alguns bairros na zona norte os termômetros alcançam os 29ºC, enquanto nas zonas leste e sul as temperaturas diminuíram, marcando 23ºC.

Segundo os meteorologistas do CGE, persiste a condição de chuvas nas próximas horas.

Pelo menos até a próxima quinta-feira (15) não são previstas mudanças significativas. O calor continua com máximas de 30ºC no período da tarde.

As chuvas acontecem por conta do calor e da umidade, que associados provocam pancadas de chuva típicas de verão. O risco para formação de alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo continua.

Primeira Edição © 2011