TUF Brasil estreia no dia 25 de março. Em jogo, dois contratos com o UFC

Primeiro programa a ser realizado fora dos EUA, reality show garante uma vaga no maior evento de MMA do mundo aos campeões de cada categoria

12/03/2012 13:06

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Um dos principais responsáveis pela popularização do MMA nos Estados Unidos na década passada, o TUF chega à TV brasileira a partir do próximo dia 25 de março, com transmissão da TV Globo. Com o nome "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", o reality show do UFC dará ao campeão de cada categoria um contrato com a organização e a chance de integrar o principal plantel de lutadores do planeta.

Os participantes, todos eles brasileiros, são divididos em dois times: um comandado e treinado por Vitor Belfort e outro por Wanderlei Silva. O programa começa com 32 lutadores, sendo 16 pesos-médios (até 83,9kg) e 16 pesos-pena (até 65,8kg). A metade sai logo no primeiro episódio, que tem combates eliminatórios - cada vencedor garante vaga na casa.

Passado o episódio de abertura, sobram oito lutadores médios e oito penas. Com quatro atletas de cada categoria nos dois times, eles se enfrentam em sistema eliminatório até restarem os finalistas. Em cada episódio, uma luta será exibida. Os perdedores são eliminados, mas permanecem na casa e podem voltar à disputa em caso de contusão de algum outro participante.

O programa final será realizado no dia 23 de junho e terá transmissão ao vivo. Além das duas finais, o evento contará também com uma superluta entre os treinadores, Vitor Belfort e Wanderlei Silva. O UFC vai preencher o card com outras lutas, e a expectativa é de que Anderson Silva enfrente Chael Sonnen na mesma noite na disputa pelo cinturão dos médios do Ultimate. Lutadores eliminados no programa também podem participar.

História do programa

"The Ultimate Fighter" é um reality show do UFC que concede automaticamente ao vencedor de cada categoria um contrato com o evento. Todos os episódios anteriores foram gravados nos Estados Unidos, e apenas quatro brasileiros marcaram presença: Jorge Gurgel (TUF 2), Thales Leites (TUF 4), Vinny Magalhães (TUF 8) e Diego Brandão (TUF 14). Deles, o mais bem-sucedido foi este último, campeão no peso-pena ao superar Dennis Bermudez na final.

Ícones nacionais como Rodrigo "Minotauro" Nogueira e Júnior Cigano já foram treinadores em edições anteriores. Minotauro apareceu na oitava temporada, que foi ao ar em 2008, e teve o ex-campeão dos pesos-pesados Frank Mir como técnico rival. Os dois vencedores daquela edição, o meio-pesado Ryan Bader e o peso leve Efrain Escudero, eram membros do "Time Nogueira". Já o time de Cigano competiu contra o que foi capitaneado pelo ex-campeão Brock Lesnar, na 13ª temporada. Os treinadores deveriam ter se enfrentado numa batalha final, mas Brock teve que sair da disputa devido a problemas de saúde.

A série "The Ultimate Fighter" têm revelado alguns dos lutadores mais talentosos do UFC. No ar desde 2005, o programa foi um dos grandes responsáveis por alavancar a popularidade da organização junto ao público americano. Principalmente no TUF 1, com a épica batalha na final meio-pesado entre Forrest Griffin e Stephan Bonnar e as polêmicas criadas na casa por Chris Leben e Josh Koscheck.

Primeira Edição © 2011