Personalidades do futebol falam sobre a saída de Ricardo Teixeira da CBF

Dirigente anunciou sua saída da CBF após 23 anos comandando o esporte no País

12/03/2012 15:04

A- A+

Estadão.com.br

compartilhar:

 Ricardo Teixeira, por meio de uma carta lida nesta segunda-feira, anúnciou sua renúncia da presidência da CBF, passando o cargo a seu vice-presidente mais velho, José Maria Marin, de 79 anos. O fim da gestão Teixeira à frente da entidade e da Copa de 2014 gerou repercussão no País. Não era sem motivo. Ele comandou o futebol brasileiro durante 23 anos. Saudosistas ou aliviados, alguns técnicos, dirigentes e jogadores se pronunciaram sobre a saída do cartola e deram sua opinião sobre a decisão e também em relação ao novo presidente empossado.

Confira o que eles falaram:

Dunga (ex-técnico da Seleção Brasileira e capitão do tetra em 1994)
"Eu não gostaria de falar muito a respeito. Não estava acompanhando porque viajei muito nos últimos dias. Agora é esperar para ver o que vai acontecer. O fato é que não me lembro, nos quatro anos em que fiquei na seleção, de já ter falado com o novo presidente José Maria Marín."

Juvenal Juvêncio (presidente do São Paulo)
"O Dr. Marin é um advogado ilustre, com uma trajetória importante no futebol. Inclusive, com experiência dentro do campo. Temos plena confiança de que ele vai trazer um novo momento para o futebol brasileiro. Desejamos a ele toda sorte e apoio neste momento."

Emerson Leão (técnico do São Paulo e ex-comandante da Seleção)
"Não tenho nada a falar sobre ele (Ricardo Teixeira). O que tinha já disse há muitos anos e hoje não falo mais. Sobre o Marin, eu o conheço pessoalmente há mais de 40 anos. Desejo a felicidade e o êxito de que a CBF precisa. Ele vai fazer o seu melhor para organizar a Copa do Mundo de 2014."

Carlos Alberto Parreira (técnico do tetra)
"Ricardo Teixeira é um amigo. Nós nos conhecemos há muitos anos e ele me levou para a CBF. Fomos juntos campeões do mundo. O trabalho fica marcado pelos fatos positivos, vitórias, e também algumas coisas conturbadas contra ele. Havia muita pressão e prevaleceu o lado humano do Ricardo. É um homem pai de família, marido, avô e que agora está com um problema de saúde. É preciso se cuidar. As pressões eram enormes e ele resolveu dar fim a isso tudo, descansar e cuidar da vida pessoal. Cada dirigente tem a sua filosofia, preferências, e é necessário dar continuidade. Não se pode interromper o processo. O bom senso é dar continuidade."

Cafu (capitão da seleção do penta)
"Tive um bom relacionamento com o Ricardo Teixeira e respeito a decisão de ele renunciar. Não sei quais foram os motivos que o levaram a isso, mas se for pelos problemas de saúde somente, espero uma plena e boa recuperação a ele. Ele viveu o futebol e sabe tudo sobre Copas. É imprescindível que colabore na organização do mundial aqui no Brasil."

Bebeto (membro do Comitê Organizador Local)
Me pegou de surpresa! Acho que foi um problema pessoal dele, mas não podemos esquecer o trabalho que fez na seleção. Teixeira foi o homem que trouxe a Copa para o Brasil."

Casagrande (ex-jogador e comentarista)
"Sou contra mandatos longos. Não sou contra o Ricardo Teixeira, mas acho que vai ser um bem para o futebol brasileiro (sua saída). Se ele fez o bem para o futebol brasileiro e construiu coisas boas durante o mandato, houve coisas ruins também. Estava na hora de sair, até para dar uma revigorada. Era necessário respirar novos ares."

Romário (deputado federal)
"Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF. Espero que o novo presidente, José Maria Marin, que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação Brasileira de Futevol. Senão, teremos de exterminar a AIDS também. Desejo boa sorte ao novo presidente e espero que a partir de hoje (acho difícil e quase impossível) a CBF dê uma nova cara para o nosso futebol. Estou também muito feliz em saber que participei deste momento de vitória e de mudança no futebol brasileiro. Não só acredito, mas também espero, que uma limpeza geral seja feita na CBF. Só então, definitivamente, poderemos ficar tranquilos de que a mudança acontecerá em todos os sentidos."

João Paulo de Jesus Lopes (vice-presidente de futebol do São Paulo)
"A renúncia de Ricardo Teixeira já estava sendo desenhada há semanas e foi motivada por diversas dificuldade com o governo, com a Fifa... Considero a entrada de Marín positiva. Ele é uma pessoa hábil e tem ótimas relações com os clubes e com o governo, o que vai colaborar em algumas questões estruturais do nosso futebol, que estão faltando ser exploradas. Uma delas é o calendário do futebol. A saída de Teixeira também deve facilitar a relação do Brasil com a Fifa, na preparação para a Copa do Mundo no Brasil."  

Primeira Edição © 2011