Menino morre depois de contrair raiva humana no interior do Ceará

Desde 2005, cinco casos foram confirmados no Estado, sendo quatro deles após mordidas de saguis

12/03/2012 16:17

A- A+

O Tempo Online

compartilhar:

Morreu nesta segunda-feira (12) em Barbalha, no interior do Ceará, o menino de nove anos que contraiu raiva depois de ser mordido por um sagui. Este foi o quinto caso de raiva humana no Ceará desde 2005.

O menino foi internado no Hospital São Vicente no dia 29 de fevereiro com febre, vômito, irritação, alta sensibilidade a luz e aversão a água, sintômas da raiva. Ele já havia passado por outros dois hospitais do interior do Ceará, que suspeitaram primeiramente de meningite.

Ele foi mordido no polegar da mão depois de caçar com amigos um sagui (prática ilegal), no dia 3 de fevereiro. Os sintomas começaram cerca de 20 dias depois. A criança foi tratada no Hospital São Vicente seguindo indicações do Protocolo do Recife, que explica os procedimentos para pessoas com suspeita de raiva.

A raiva humana tem um índice de mortalidade próximo de 100%, já que, em todo mundo, apenas duas pessoas sobreviveram após contrair a doença, e mesmo assim ficaram com sequelas.

Desde 2005, cinco casos foram confirmados no Ceará, sendo quatro mordidos por saguis e um por cachorro. As secretarias de saúde recomendam a vacinação de cães e gatos e pedem que a população evite contato com animais silvestres.

Primeira Edição © 2011