Chávez anuncia que está bem e pretende retornar a Caracas esta semana

12/03/2012 06:43

A- A+

Diário de Pernambuco

compartilhar:

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recentemente operado em Cuba de um segundo tumor canceroso, anunciou no domingo que evolui favoravelmente e que está em um "bom estado geral de saúde", e que pretende retornar a Caracas durante a semana.

"Estamos no 13º dia do pós-operatório com parâmetros vitais totalmente normais, bom estado geral de saúde, sem nenhuma complicação, graças a Deus, com boa cicatrização e acompanhamento diário", declarou Chávez durante uma reunião em Cuba com alguns ministros, que foi gravada durante a tarde e exibida na noite de domingo no canal estatal VTV.

"Estou em reabilitação, com caminhadas, de forma progressiva acelerando um pouco o passo. Os exames complementares que foram feitos confirmam a favorável evolução clínica que sigo apresentando", disse Chávez, antes de afirmar que o "retorno físico a Caracas não deve passar desta semana que começa".

Chávez, 57 anos, foi operado há duas semanas em Havana de um segundo tumor canceroso que foi detectado na mesma região onde, em junho de 2011, foi retirado um primeiro tumor, antes de iniciar a quimioterapia.

No domingo, o presidente venezuelano afirmou que iniciará nas próximas semanas a fase de radioterapia.

Ele também anunciou medidas para o setor da agricultura e obras de infraestrutura, já pensando nas eleições de 7 de outubro.

"Faltam menos de sete meses para a grande vitória de 7 de outubro", afirmou Chávez, que buscará um terceiro mandato de seis anos, apesar da doença.

Primeira Edição © 2011