Câmara recebe projeto que visa acabar com canais de esgoto em praias

Galba Novaes se reuniu com representantes do trade turístico. A proposta, de iniciativa privada, visa acabar com "línguas" nas praias

12/03/2012 12:57

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (12), empresários do trade turístico de Maceió apresentaram ao presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Novaes (PRB), um projeto de iniciativa privada que tentará por fim nos canais (línguas ) de esgoto, que estão presentes nas praias da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. Novaes, já tinha anunciado na última quarta-feira (7) a liberação de R$ 2 milhões concedida pelo senador Fernando Collor, após emenda individual, para serem investidos no projeto.

Leia matéria relacionada.

De acordo com Glênio Cedrim, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), o líquido de cor escura que vem dos canais de esgoto presentes nas praias, é proveniente de águas pluviais e do rebaixamento do lençol freático. “Eventualmente quando ocorre o transbordo de alguma rede de esgoto e este, por sua vez, vai para a sarjeta e escorre para as galerias, é que os despejos entram em contato com o mar daquela região”, explicou. Ainda segundo Cedrim, na capital alagoana não existem ligações clandestinas de esgoto que deságuam no mar.

Também participaram da reunião, Frederico Melo e Eduardo Tavares, o presidente e vice do Sindicato de Hotéis dos Restaurantes e Bares de Alagoas (SHRBS/AL), Waldir Santos e Carlos Gatto, respectivamente, e o senador Euclydes Mello.

O Projeto

De acordo com Carlos Gatto, a ideia de desenvolver o referido projeto surgiu há oito anos, através de pesquisas de satisfação realizadas com os turistas que frequentavam a capital alagoana. Há um ano a matéria foi elaborada e hoje aguarda apenas os trâmites burocráticos para ser posto em prática. “Com as pesquisas, vimos que o principal ponto que incomoda o turista são as línguas sujas. Muitos deles não sabem que aquele líquido que deságua no mar não é esgoto. Isto interfere diretamente no turismo dos hotéis, bares e restaurantes da região”.

Gatto explicou que com o projeto, elaborado por um engenheiro sanitarista, especialista da área, as línguas sujas serão esvaziadas antes de desaguarem no mar. “Contamos com a parceria da Casal que desviará para pontos estratégicos as línguas sujas. Esta é uma grande vitória para o setor turístico da cidade e, principalmente, para a sociedade maceioense, que é usuária assídua das praias da capital.Só temos que agradecer a todos pelo incondicional apoio”, disse.

O vereador Galba Novaes explicou como se dará, na prática, a concretização do projeto. “Será um projeto desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura de Maceió. O Poder Executivo entrará com a contrapartida e, em seguida, o montante de dois milhões será liberado. Caso haja necessidade, iremos pedir incremento ao senador Fernando Collor. Estamos confiantes de que, já este ano, nossas belas praias estarão livres daquele visual que manchava nossos cartões postais”, finalizou.
 

Primeira Edição © 2011