No melhor jogo sob o comando de Luxa, Grêmio arrasa o Novo Hamburgo

11/03/2012 15:20

A- A+

Gazeta Esportiva

compartilhar:

Em sua melhor atuação nesta temporada, o Grêmio goleou o Novo Hamburgo por 5 a 0 neste domingo, no Estádio Olímpico. Os gols foram marcados por André Lima, Kleber, Souza, Fernando e Bertoglio. Foi a primeira partida do técnico Vanderlei Luxemburgo comandando o Tricolor no Olímpico. A equipe agora lidera o Grupo 2 da Taça Farroupilha, com 6 pontos, ao lado do Veranópolis.

Com o resultado, o Grêmio chega também a cinco partidas invicto. Pode parecer pouco, mas é a melhor marca da equipe desde fevereiro do ano passado. E o primeiro sinal de regularidade depois de um começo de temporada bastante conturbado no Olímpico. Foi também a terceira vitória consecutiva da equipe, algo que não ocorria desde outubro do ano passado.

No primeiro tempo, o grande mérito do Grêmio neste domingo foi ter marcado seu gol cedo, com André Lima. Com o forte calor que fez em Porto Alegre, seria difícil correr atrás do resultado durante muito tempo. A etapa inicial transcorreu em ritmo lento, com o time da casa sendo pouco ameaçado. No segundo tempo, o Grêmio dominou inteiramente o jogo e patrolou o time visitante. Destaque para Facundo Bertoglio, que marcou um gol e deu uma assistência para Fernando fazer outro.

Agora, Luxemburgo terá uma semana para trabalhar até o próximo jogo. O Grêmio volta a campo no domingo, no jogo que vale a liderança da chave, contra o Veranópolis, fora de casa. Já o Novo Hamburgo buscará a primeira vitória na Taça Farroupilha no mesmo dia, na Boca do Lobo, contra o Pelotas.

O jogo –O calor de 37ºC que se abateu sobre o Olímpico na hora do jogo obrigou os times a fazerem um primeiro tempo de poucas emoções e preservação física em primeiro lugar. Abrir o placar cedo seria a chave para administrar uma vantagem sem tanto desgaste. Foi o que fez o Grêmio: logo aos cinco minutos, Kleber descolou Gabriel na área, e do lateral saiu o passe para André Lima arrematar no cantinho de Eduardo Martini. Primeiro gol do centroavante na temporada.

Houve poucas chegadas de perigo depois disso. Aos 31, Mendes rolou para Juba chutar de fora da área no cantinho, mas Victor deu o tapa para escanteio. O lance evidenciou a dificuldade do Novo Hamburgo de entrar na área gremista. O Tricolor, por sua vez, criou bons lances, mas arrematava pouco a gol. Aos 39, André Lima recebeu novamente na área, desta vez de Kleber, e chutou prensado com a zaga, quase marcando o segundo gol.

O Grêmio começou o segundo tempo disposto a definir o jogo. Aos quatro minutos, Marco Antônio chegou batendo de primeira, desviado. A seguir, duas conclusões de André Lima. A melhor delas foi um arremate cruzado, à esquerda de Eduardo Martini. Aos oito, enfim, a pressão surtiu efeito: André Lima fez belo lançamento para Marco Antônio. O meia escapou pela direita e cruzou para Kleber, livre, ampliar. Foi a quinta partida seguida em que o Gladiador marcou gol pelo Grêmio.
O time da casa seguiu melhor. Aos 14, Júlio César cruzou da esquerda e Kleber só não marcou o terceiro porque o zagueiro chegou na hora certa para dividir com ele. A seguir, Luxemburgo colocou o argentino Bertoglio em campo no lugar de André Lima, deixando a torcida em êxtase no Olímpico. Aos 22, Marco Antônio cruzou da direita após rebote de uma falta e Souza subiu mais que Eduardo Martini para fazer o terceiro do Grêmio.

O domínio gremista era tamanho que o primeiro chute de razoável perigo do Novo Hamburgo só ocorreu aos 33, com Clayton, por cima do gol de Victor. Aos 38, o quarto: Bertoglio fez corta-luz bonito, recebeu livre na frente e deixou Fernando sozinho para marcar. No minuto seguinte, Marquinhos quase fez o quinto, mas o arremate saiu fraco.

Se Bertoglio não foi egoísta e deixou Fernando livre para fazer o quarto, o quinto gol foi dele: o argentino limpou a marcação na entrada da área e chutou no cantinho de Eduardo Martini, sendo ovacionado pela torcida no Olímpico. Em três jogos, todos entrando no segundo tempo, Bertoglio já marcou dois gols e fez duas assistências.

Primeira Edição © 2011