Roberto Carlos deixa de jogar e deve virar assistente do Anzhi

O campeão mundial da Copa do Mundo de 2002 já havia assumido interinamente como treinador do clube em 2011 após a demissão do técnico Gadzhi Gadzhiev, mas continuou atuando como jogador

10/03/2012 13:26

A- A+

Gazeta Esportiva

compartilhar:

O lateral esquerdo Roberto Carlos foi excluído da lista de jogadores do Anzhi Machachkhala e não atua mais pelo clube russo. O brasileiro deve se tornar assistente técnico do time.

“Roberto Carlos não voltará a jogar. Ele só está esperando sua licença de treinador para se tornar assistente técnico”, revelou German Chistyakov, vice-presidente do clube russo, ao jornal russo Sport-Express.

O campeão mundial da Copa do Mundo de 2002 já havia assumido interinamente como treinador do clube em 2011 após a demissão do técnico Gadzhi Gadzhiev, mas continuou atuando como jogador.

Assim, aos 38 anos, o brasileiro encerra sua carreira de 22 anos de jogador de futebol. Conhecido pelas potentes cobranças de falta, o defensor foi revelado pelo União São João em 1990, o lateral foi para o Palmeiras em 1993, onde se destacou com a conquista de dois Campeonatos Brasileiros, dois Campeonatos Paulistas e um Torneio Rio-São Paulo.

As boas atuações pelo Verdão atraíram interesse de clubes europeus e o atleta acabou indo para a Inter de Milão em 1995. No entanto, o auge de sua carreira seria no Real Madrid, para onde foi um ano depois.

O jogador da cidade de Garça, em São Paulo, passou 11 anos no clube madrilenho, metade de sua carreira. Fez parte da era dos Galácticos, termo utilizado para definir o período entre 2001 e 2007 do Real Madrid, no qual o clube teve um elenco lotado de estrelas.

Nessa era, Roberto Carlos atuou com jogadores como Ronaldo, Zidane, Figo, Beckham, Raúl, Michael Owen e Casillas. No clube da capital, o lateral conquistou a Liga dos Campeões três vezes, o Campeonato Espanhol quatro vezes e a Mundial de Clubes duas vezes. Recentemente, uma eleição realizada pelo jornal espanhol Marcadefiniu Roberto Carlos como o melhor lateral esquerdo que já atuou pelo Real Madrid.

Em 2007 o atleta foi para o Fenerbahçe, onde foi campeão turco em sua primeira temporada. Três anos depois chegou ao Corinthians, onde voltou a atuar com Ronaldo e teve destaque no Campeonato Brasileiro de 2010, mas acabou saindo após a eliminação para o Tolima na Pré-Libertadores, em 2011, e chegou ao clube russo Anzhi Makhachkala, onde está até hoje.
O jogador foi um símbolo da Seleção Brasileira, atuando nela durante 14 anos com 125 jogos, marcando 11 vezes. Foi campeão do mundo em 2002, além de ter ganho duas Copas Américas e uma Copa das Confederações. Aposentou-se da seleção após a Copa do Mundo de 2006.

Primeira Edição © 2011