Independência energética da Ufal custará R$ 6,5 milhões

Projeto da subestação para universidade foi entregue ao MEC pelo reitor Eurico Lôbo

10/03/2012 14:15

A- A+

Redação

compartilhar:

Para livrar a Universidade Federal de Alagoas das constantes quedas de energia elétrica, será necessária a instalação de uma subestação no Campus A.C. Simões. Para viabilizar a construção, na última quarta-feira (7), o reitor Eurico Lôbo esteve em Brasília e entregou ao secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, projeto orçado em R$ 6,5 milhões.

Segundo Eurico Lôbo, a Ufal não tem como bancar a obra com recursos do orçamento e, por isso, recorreu ao Ministério da Educação. “O projeto prevê a construção de uma sustação de 69 KV, que vai garantir energia elétrica de qualidade para atender às demandas atuais e às dos próximos dez anos, já prevendo a ampliação da infraestrutura”, justificou.

De acordo com o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, a subestação terá potência de 5 megawatts, o que significa o dobro da capacidade atual. “Se conseguirmos a aprovação do projeto, vamos tornar o campus, em Maceió, independente dos bairros vizinhos, em termos de fornecimento de energia. Não teremos mais problemas com quedas de energia elétrica, como acontece constantemente”, declarou.

Além de melhorar o fornecimento, a subestação também vai representar economia de 20%. “Atualmente, a Ufal gasta 400 mil reais por mês com energia elétrica”, completou Pedrosa.

Na próxima segunda-feira, 12, o reitor e o pró-reitor vão estar em Brasília para tratar, entre outros assuntos, da aprovação do projeto. “Estamos na expectativa de conseguirmos sinalização positiva do MEC”, ressaltou Eurico Lôbo.

Com assessoria UFAL.

Primeira Edição © 2011