Cantoras alagoanas ganham especial no mês da mulher

“Aplauso” e “Latitudes Latinas” fazem um verdadeiro passeio musical pelas mais belas vozes femininas de Alagoas e América Latina

10/03/2012 06:49

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Alagoas é conhecida como celeiro de grandes nomes da literatura, política, esportes, por suas belezas naturais, folclore e também por contar com belas vozes femininas que têm deleitado e embalado corações ao longo do tempo. Em homenagem a algumas dessas artistas e ao público feminino em geral, neste final de semana o programa Aplauso convida os ouvintes a um passeio musical pelo universo feminino alagoano.

O Aplauso, que vai ao ar no domingo das 10h ao meio-dia, pela Educativa FM, traz repertório repleto de cantoras que nasceram em Alagoas ou que adotaram o Estado como sua terra natal. Givaldo Kleber, produtor e roteirista do programa, lembra, no entanto, da impossibilidade de contemplar todos os nomes que nós temos em uma única edição. “Claro que sempre fica faltando alguém, pois seria impossível colocar num programa de duas horas de duração todas as cantoras que nasceram ou vivem em Alagoas, mas nossa intenção é justamente a de fazer um panorama da participação da mulher na música alagoana, de ontem e de hoje”, ressalta.

Os ouvintes terão oportunidade de relembrar canções de veteranas que fizeram e continuam fazendo sucesso por onde passam, como a grande dama da música Alagoana, Leureny Barbosa, que vinda de uma família de músicos de Paulo Jacinto desde muito jovem descobriu o talento para os palcos.

Ainda nesta edição uma das musas do poeta Vinicius de Moraes, a cantora alagoana de Atalaia, Thelma Soares, que conviveu com grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo de Baden Powell, Roberto Menescal, Nelson Cavaquinho, Maysa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nana Caymmi e Tom Jobim. Thelma ficou conhecida nacional e até internacionalmente. O repertório do programa contempla ainda Zélia Santti, Carmen Queirós, Rosa Prédes, Clemilda, Wilma Miranda, dentre outros nomes.

O Aplauso mostra ainda um pouco do trabalho de cantoras que representam a nova cara da música alagoana. Os ouvintes poderão conferir belas canções na voz de Nara Cordeiro, Fernanda Guimarães, Cris Braun, Irina Costa, Pauline Alencar, Michelli Barsand, Wilma Aráujo, Ismair Martins, Elaine Kundera, Ezra Mattive.

Latitudes

Também imbuído do mesmo propósito o programa Latitudes Latinas, pela Educativa FM, faz ponte com nomes latinos do universo feminino. O programa vai ao ar todos os sábados, às 10h, oferecendo nesta edição um repertório com mulheres latino-americanas que fazem jazz, a exemplo de Cecilia Alessandra (Peru), que faz uma bela versão de Summertime, grande clássico do jazz. E mais: Samba triste (Eliane Elías - Brasil) e Gracias a la vida (Claudia Acuña - Chile). O programa apresenta ainda uma seleção de mulheres que fazem jazz na Argentina, país que conta com destacada cena jazzística.

De acordo com o apresentador e produtor do programa, Carlos Bomfim, haverá ainda no próximo dia 17 um especial com canções de Adriana Calcanhotto, interpretadas por artistas e bandas independentes de diferentes países latino-americanos.

Primeira Edição © 2011