Prefeitura de Viçosa entrega instrumentos musicais à Orquestra Nuno Pimentel

09/03/2012 14:15

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

A Prefeitura de Viçosa entregou, na tarde de quinta-feira (8), dezesseis instrumentos musicais aos integrantes da Orquestra Nuno Pimentel da Escola de Música e Folclore José Aprígio Vilela. Na solenidade, realizada na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, também foi apresentado o novo coordenador da Escola de Música, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Alípio Martins, que também irá coordenar o projeto Musicalidade na Escola.

Durante a entrega dos instrumentos, a secretária de Cultura, Karina Padilha, agradeceu ao prefeito Flaubert Filho, que conseguiu os instrumentos através de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/AL). “Tudo isso está aqui graças à vontade do prefeito.

Devido às parcerias por ele viabilizadas é que hoje poderemos entregar os instrumentos aos nossos músicos talentosíssimos”.

O prefeito recebeu os instrumentos no dia 5 de março, das mãos do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, em solenidade na Casa Indústria, que consolidou a parceria do Sesi/AL com a cidade de Viçosa em prol do fortalecimento da cultura no município.

A secretaria municipal de Educação, Ana Paula Calazans, aproveitou o momento para lembrar que os novos instrumentos também farão parte do projeto Musicalidade na Escola e que a Escola de Música ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação.

“Iremos trabalhar o projeto com as crianças das escolas da rede municipal, como forma de resgate através da música e contra as drogas. Muitos jovens vão aprender atividades culturais e artísticas e mudarão suas vidas para melhor. Quem sabe até descobriremos talentos entre nossos estudantes”, comentou Ana Paula Calazans.

Em sua fala, o coordenador do projeto Musicalidade na Escola, José Alípio Martins, se disse muito entusiasmado com o nível dos músicos da Orquestra Nuno Pimentel. “Encontrei uma garotada com nível muito bom. E quando chegam novos instrumentos, a diferença não fica só na musicalidade, mas, também, no coração dos músicos”.

O prefeito Flaubert Filho lembrou que o trabalho com a música não pode ser apressado. “Os meninos já têm a musicalidade na veia, mas é um trabalho que precisa ser feito aos poucos, precisa ser garimpado com calma para conseguir descobrir os talentos que poderão surgir em Viçosa”.

Entre os instrumentos entregues estavam clarinetas, saxofones, trompetes, trombones, trompas, tuba, bombardino, bombos e caixa de guerra. Alguns deles foram utilizados pelos integrantes da orquestra na solenidade, em uma bela apresentação musical.

Também estavam presentes na cerimônia o novo Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Alcântara Moura; o secretário de Administração, Maxwell Carnaúba, a secretária de Saúde, Sônia Moura. 

Primeira Edição © 2011