Atletas se preparam para Campeonato Alagoano 2012

A equipe será representada por oito homens e duas mulheres

09/03/2012 08:52

A- A+

Mickaell Clygens - Estagiário

compartilhar:

O dia começa cedo na Academia Graice Barra, no bairro de Jaraguá. Às 08 horas da manhã, os atletas chegam com disposição para o longo treino do dia, com objetivo de conquistar medalhas para a primeira etapa do Campeonato Alagoano de Jiu-Jitsu 2012, que acontecerá no próximo domingo, dia 11, no Colégio Marista, no bairro do Farol, em Maceió.

Conforme Ramon Felipe, professor da Academia Graice Barra - Jaraguá, a equipe será representada por oito homens e duas mulheres. “A equipe está bem treinada e motivada para esse campeonato. Nossos atletas estão treinando forte para conquistar os primeiros lugares em diversas categorias”, disse.

Campeã no ano de 2010, a atleta Nariane Medeiros, 20 anos, já treina pesado junto com outros lutadores. Nariane disputará na categoria meio-pesado e é uma das favoritas para conquistar uma medalha na competição.

“Estou me preparando bastante para o campeonato, e espero conquistar o que eu almejo, ou seja, o primeiro lugar. Lá irei encontrar adversários difíceis, mas espero vencê-los e levar o nome da academia ao pódio. Não será uma conquista só minha, mas de todos”, colocou Nariane.

Já o lutador, Roberto Rodrigues, conhecido como Betão, fará sua primeira estreia em competições oficiais. O atleta de 30 anos faz uma rotina de treinos de uma hora e meia por dia. Bastante confiante, Betão diz que entrará no tatame para vencer.

“Estou preparado. Irei dar o meu melhor no campeonato. Sei que o nervosismo irá chegar em algum momento, mas é esquecer e focar no meu objetivo que é vencer”, falou Betão.

Segundo Ramon, o importante é que os atletas estejam bem psicologicamente, tanto em sua vida social, quanto em sua rotina de atleta de Jiu-Jitsu.

“É importante frisar que todos que treinam em nossa academia estejam bem psicologicamente, em sua vida particular, no trabalho, na escola, ou seja, em qualquer lugar, assim é que se forma lutadores de Deus”, finalizou Ramon.

Jiu-Jitsu como arte

Considera a arte marcial mais antiga do mundo, o Jiu-Jitsu, cujo significado é arte suave, originou-se na Índia em 2000 A.C. Atravessou as fronteiras da China e foi parar no Japão. No Brasil, o esporte foi introduzido através do mestre Mitsuo Maeda, o mesmo que ensinou a família Gracie.

O Jiu Jitsu ensina-se técnicas como Queda (Judô), torções (Aiki-Jitsu), estrangulamentos, pressões, imobilizações, colocações (posição de combate, momento de ataque e esquiva). A aula se divide em três partes: O aquecimento, a técnica e o treino. Assim como no Judô, a roupa adequada para ser usada é o Kimono.

O esporte proporciona melhor condicionamento físico, força e resistência muscular, além de melhorar o sistema cardiorrespiratório, aumento da disciplina, do controle emocional e da auto-estima.

 

*Com colaboração de Leandro Gama
 

Primeira Edição © 2011