Haddad escolhe Serra e Kassab como alvos

Pré-candidato petista à Prefeitura alfinetou tucano por 'assumir compromissos e não honrá-los' e criticou gestão do atual prefeito

08/03/2012 14:40

A- A+

Estadão

compartilhar:

Distante do PSD e determinado a polarizar o debate com os tucanos, o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, criticou ontem o ex-governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab.

Ao assinar carta-compromisso com o desenvolvimento sustentável de São Paulo, Haddad alfinetou o pré-candidato do PSDB ao relembrar, mais uma vez, a renúncia de Serra em 2006 da Prefeitura. "É preciso que as pessoas, quando assinam um documento, o leiam com certa regularidade para não esquecerem o compromisso que assumiram. Aí a cidade vai avançar", disse. Serra havia registrado em cartório, na ocasião, o compromisso de não deixar a Prefeitura para disputar outro cargo.

Segundo o petista, há dois tipos de políticos tradicionais: os que cumprem e os que não cumprem os compromissos assumidos ou fogem deles. "Penso que precisamos inaugurar uma nova fase na cidade de São Paulo e no Brasil, que é assumir compromissos e honrá-los", cutucou.

O documento assinado ontem pelo petista faz parte do programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo. Além de Haddad, assinaram a carta-compromisso os pré-candidatos Gabriel Chalita (PMDB), Soninha (PPS) e Netinho de Paula (PCdoB), que se comprometeram em fazer um diagnóstico da situação da cidade em 90 dias após a posse e estabelecer um plano de metas contemplando 12 eixos do programa, que abrange temas como mobilidade, educação e planejamento urbano

"Haddad fez questão de fazer da assinatura um evento público", destacou Oded Grajew, coordenador-geral da entidade. "Pode ter certeza de que isso aqui não é só um papel assinado", garantiu Haddad, que pretende usar a plataforma da Rede Nossa São Paulo em seu futuro plano de governo.

Metas. Livre para criticar a gestão de Kassab depois que o PSD embarcou na candidatura de Serra, Haddad disse também que o plano de metas estabelecido pela Prefeitura ficou "aquém do razoável". Grajew lembrou que Kassab não cumpriu uma de suas promessas de governo: o atendimento de 174 mil crianças fora de creches. "O Kassab prometeu zerar o déficit em creches", disse Grajew.

Primeira Edição © 2011