Teatro Negro da Bulgária traz espetáculo Circo Fokus Bokus para Maceió

Marionetes gigantes, efeitos especiais e clowns dão forma ao espetáculo do Grupo Kukla

07/03/2012 12:46

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O premiado espetáculo internacional do Teatro Negro da Bulgária - CIRCO FOKUS BOKUS – estará no Brasil pela primeira vez, depois de encantar plateias de 15 países. O grupo Kukla, dirigido por Antoaneta Madjarova, vai estar aqui em Maceió somente no dia 31 de março (sábado) e fará uma única apresentação, às 16h, no Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções.

Os ingressos vão ser vendidos no stand Sue Chamusca – maceio Shopping – Térreo. Informações 3235-5301 / 9928-8675 / info@chamusca.com.br e WWW.chamusca.com.br.

O espetáculo chaga a Maceió depois de realizar turnê com apresentações em Hong Kong, Cingapura e Vietnam. No Brasil, o Circo Fokus Bokus também será visto em Recife. Salvador e algumas outras cidades privilegiadas em seu roteiro.

O princípio do teatro negro consiste num truque de ótica, que tira partido de uma imperfeição do olho humano, incapaz de distinguir com clareza as imagens de objetos escuros sobre um fundo negro. Usado na China para entreter os imperadores, este princípio foi adotado no século XVIII pelos japoneses nos teatros de marionetes. É um tipo de linguagem visual e cênica que quebra as barreiras da língua e transforma esta arte de representar numa forma de comunicação encantadora e universal.
Em Circo Fokus Bokus a técnica do teatro negro, aliada à magia das marionetes gigantes, clowns e efeitos especiais, produz um espetáculo de grande valor artístico e de sucesso comprovado. Um belíssimo trabalho do Grupo Kukla, que tem mais de 20 anos de experiência.

Sobre o Grupo Kukla - O grupo Kukla foi criado em 1988 na Bulgária pelos artistas Antoaneta Madjarova e Krasimir Gospodinov, graduados em teatro pela Universidade Nacional de Teatro e Cinema de Sofia- Bulgária. Após uma longa carreira profissional na Bulgária, em 1988 o grupo se estabelece em Buenos Aires, Argentina. Desde então tem incorporado atores argentinos que trabalham segundo as técnicas das escolas de títeres européias, tendo criado nove obras teatrais.

Com seus espetáculos o grupo já percorreu muitos países europeus, quase todos os países latino-americanos e chegou até a Ásia para turnê internacional em Cingapura, Kuala Lumpur (Malasia), Hong- Kong (China) e Vietnã. Desenvolve desde 1997 o projeto “Arte na escola” com apresentações e atividades para alunos de todos os níveis escolares. Foi vencedor do Premio ACE – Melhor espetáculo infantil da temporada 2005-2006 com a obra Pulgarcita, cuja estréia internacional foi no ano de Andersen (2005) em Cingapura e Malásia e do premio Teatro del Mundo 2009, melhor obra de teatro infantil por Circo Fokus Bokus, que também conquistou três prêmios ATINA 2010 com melhor figurino, melhor iluminação e melhor design de marionetes, além do prêmio ACE 2010 da crítica especializada.
O grupo conta em sua longa trajetória com mais de 1 300 000 espectadores pelos quatro cantos do mundo.

Sobre a diretora - Antoaneta Madjarova chegou na Argentina em 1991 para apresentar-se com o seu grupo de teatro negro, Kukla, em um encontro internacional de marionetes. "Tudo que eu sabia de castelhano era o texto da peça, porque não tinha planos de ficar. Mas começaram a aparecer convites para outros trabalhos e ficamos”, recorda.
"O teatro é essencial”, diz ela, “porque trabalha diretamente com as emoções. Esse contato vivo e direto, o diálogo mudo que se estabelece entre o público e a cena, este jogo entre o real e o imaginário é fundamental. É por isso que as crianças captam instantaneamente as mensagens que recebem. Quando a obra é boa e lhes faz pensar, as ideias permanecem em suas cabeças e afeta o resto das suas vidas."

Professora de piano e fantoches, Antoaneta diz que a experiência lhe ajudou bastante a ligar-se profundamente com o mundo das crianças, as suas preocupações, seus códigos e especialmente suas brincadeiras: "os atores de marionetes devem ter como condição básica a lembrança de brincar como uma criança, com toda a sua inocência e todas as formas de entrega, para não cortar a imaginação de um menino, ou provocar a perda de sua criatividade. O teatro de bonecos é simplesmente isso: um vôo inteiro, uma linguagem poética e metafórica, abstrata, maravilhosa! Eu tento, no meu trabalho, captar algo novo, uma linguagem visualmente deslumbrante, que emocione a todos", diz a diretora.

SERVIÇO:

O quê: Circo Fokus Bokus – Teatro Negro da Bulgária (variedade de números circenses com marionetes gigantes, clowns, teatro negro, laser e efeitos especiais).
Onde: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções de Maceió
Quando: 31 de março (sábado)
Hora: 16h
Valor: meia R$ 40,00 , inteira 80,00
Onde comprar: stand Sue Chamusca – Maceió Shoppin – Térreo
Infos: (82) 3235-5301 / 9928-8675 / info@chamusca.com.br e WWW.chamusca.com.br    

Primeira Edição © 2011