Secretaria de Cultura de Viçosa apresenta nesta quinta os kits da nova Biblioteca Pública Municipal

07/03/2012 13:33

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quinta-feira (8), às 14h30, a apresentação dos kits doados pelo governo federal e repassados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para a reestruturação da biblioteca pública do município. A solenidade será realizada na sede da secretaria, na Avenida Firmino Maia.
Viçosa é um dos oito municípios alagoanos atingidos pelas enchentes de 2010 que foram contemplados com o projeto Biblioteca Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), no valor de R$ 5 milhões, para a construção de bibliotecas públicas. Também foram beneficiadas as cidades de Branquinha, Capela, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo e Santana do Mundaú. Outras onze cidades serão atendidas com obras de reforma e modernização dos equipamentos já existentes.

Os kits doados às prefeituras contêm computadores, TV, impressoras, nobreaks, aparelhos de som e de DVD, circulador de ar, cadeiras, mesas, bureau, estantes, pufes, e material bibliográfico, entre livros CDs e DVDs.

Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Karina Padilha, a nova biblioteca de Viçosa terá um valor imensurável para o município, considerado berço da cultura alagoana. “Os viçosenses farão um bom uso desse equipamento. Desde já estamos empenhados na concretização do projeto, que beneficiará uma das regiões mais populosas de Viçosa”, disse a secretária.

“O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, viu nosso interesse em garantir um espaço adequado para a instalação da nossa biblioteca e incluiu Viçosa no projeto do governo federal. Por toda sua riqueza cultural e pelo empenho pessoal do prefeito Flaubert Filho, que participou de todas as discussões a respeito, a cidade foi beneficiada pelo Minc e também terá uma biblioteca moderna”, disse a secretária.

A nova Biblioteca Municipal de Viçosa José Maria de Melo será construída no espaço onde funcionará o Centro Cultural e de Exposições, no antigo Poeirão. O espaço contará também com áreas para shows, atividades de lazer e caminhadas, ciclovia, entre outros equipamentos.

Em reunião na última segunda-feira (5), na Secretaria de Estado da Cultura, em Maceió, o secretário Osvaldo Viégas fez a entrega simbólica dos kits ao prefeito Flaubert Torres e a secretária Karina Padilha, e aos prefeitos e gestores de cultura de Branquinha, Capela, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Santana do Mundaú.

No encontro foi discutido ainda o plano de ação para a construção das bibliotecas e as exigências do convênio de cooperação firmado com Minc, como a definição do terreno onde o equipamento será construído, planta de localização, levantamento topográfico, sondagem do terreno, escritura, decreto de calamidade pública, relatório ambiental, entre outras, sob a orientação da arquiteta Inês Amorim, responsável pelo acompanhamento, adaptação e execução do projeto arquitetônico das bibliotecas públicas, e pela superintendente da Secult, Amália Abreu.

Toda a documentação necessária será apresentada durante a visita de inspeção que os técnicos do Ministério e da Secult farão aos municípios beneficiados. Na quinta-feira (8) a equipe visitará as cidades do Vale do Mundaú e, na sexta-feira, a região do Vale do Paraíba, incluindo Viçosa, a partir das 10 horas.

Uma nova reunião técnica já está marcada para o dia 2 de abril, na Secult, para a avaliação das possíveis pendências e definição de início de execução do projeto. 

Primeira Edição © 2011