Romney conquista sonhada vitória em Ohio em uma Super Terça pouco decisiva

07/03/2012 08:48

A- A+

EFE

compartilhar:

Mitt Romney venceu em seis dos dez estados que realizaram primárias republicanas nesta Super Terça, uma jornada em que se impôs no crucial estado de Ohio, mas que não bastou para defini-lo como o favorito indiscutível para ser o candidato do partido nas eleições presidenciais de novembro.

O ex-governador de Massachussets conseguiu melhorar sua aritmética em uma etapa na qual estavam em jogo 419 delegados na corrida republicana à Presidência dos Estados Unidos, dos quais boa parte se somará aos 203 que Romney tinha até hoje.

Romney conquistou as urnas na Virgínia, Vermont, Massachusetts, Idaho, Alasca e no estado-chave de Ohio, que distribui 66 delegados.

A batalha por Ohio, onde a vitória foi historicamente uma condição para chegar à Casa Branca, se tornou uma ferrenha queda de braço entre Romney e seu maior rival, o ex-senador Rick Santorum, e avançou a madrugada, quando, com apenas 12 mil votos de vantagem, a imprensa americana projetou o primeiro deles como o vencedor.

O voto urbano de Ohio foi decisivo para o triunfo de Romney, cuja propaganda nas cidades convenceu os eleitores de alta renda, enquanto Santorum ficou focado em conquistar a simpatia dos cidadãos de baixo poder aquisitivo.

Desde Massachusetts, onde alcançou uma vitória contundente, Romney reiterou sua advertência de que os EUA não podem permitir-se outros quatro anos sob a liderança de Barack Obama, cuja forma de lidar com a economia, assegurou, prejudicou a classe média e o país.

'Se há algo que não podemos permitir é outros quatro anos de Barack Obama', disse Romney em um hotel em Boston (Massachusetts).

Por sua vez, Santorum, que com sua mensagem de conservadorismo social obteve boa parte do apoio popular entre os eleitores evangélicos, ganhou no Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte, e segue projetando-se como a alternativa 'anti-Romney' mais viável.

De fato, Santorum ficou na cola de Romney e, embora o ex-governador de Massachusetts tenha vencido em Ohio - o maior prêmio desta jornada -, foi, no fim das contas, uma vitória que lhe dá pouco impulso frente à próxima etapa de primárias, quase todas no Sul do país, uma região que não lhe favorece.

Segundo as pesquisas de boca de urna, a economia e a criação de empregos, e não o entusiasmo por determinado candidato, foram as principais motivações dos eleitores nessa jornada eleitoral.

Na Geórgia, por exemplo, a taxa de desemprego se situa em 9,7%; no Tennessee, em 8,7%; em Idaho, em 8,4%, e em Massachusetts, em 6,8%.

Em Ohio, embora a economia tenha melhorado, o desemprego é de 7,7%, e os analistas duvidam que o setor manufatureiro, o motor de sua economia, consiga retornar aos níveis anteriores à recessão.

'Não surpreende que a economia tenha sido o assunto mais importante para os eleitores. Ainda nos resta criar outros 10 milhões de empregos para que as pessoas tenham a percepção de que a recessão terminou', disse à Agência Efe o economista Mark Weisbrot, co-diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política (CEPR) em Washington.

'A recuperação econômica será, sem dúvida, a questão-chave do pleito de novembro', acrescentou Weisbrot.

A Super Terça distribuía 419 dos 1.144 delegados necessários para um candidato assegurar a nomeação republicana, que será anunciada oficialmente na convenção do partido no fim de agosto em Tampa (Flórida).

Primeira Edição © 2011