Renan participa de reunião de líderes partidários com ministros

07/03/2012 16:06

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, participou na manhã desta quarta-feira, 7, de uma reunião dos líderes partidários e os presidentes das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) com os ministros da Fazenda, Guido Mantega e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tratando dos quatros principais temas que no momento atual recebem a atenção dos parlamentares e do governo na agenda legislativa do semestre.

Inicialmente, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, apelou aos líderes pela rápida aprovação do Fundo de Previdência Privada dos Servidores Públicos. O senador Renan explicou que o assunto já havia sido deliberado pela bancada do PMDB no Senado e que a posição partidária é pela aprovação do projeto, que acaba com a aposentadoria integral do servidor público e que cria três fundos de previdência complementar para os funcionários que ingressarem no serviço público após a vigência da lei. Esta é a forma mais adequada para reduzir substancialmente o déficit previdenciário, hoje calculado em cerca de R$ 60 bilhões neste ano.

Outro ponto que recebeu a atenção dos participantes foi o referente a chamada Resolução 72, ora em tramitação no Senado e que pretende unificar as alíquotas de ICMs para produtos importados. Tal medida virá em defesa da indústria nacional e do nível de emprego para os trabalhadores brasileiros. Já está acertado que nos próximos dias 22 e 23 haverá audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ para debater o problema.

Para corrigir outro grave desequilíbrio na arrecadação do ICMs e para ajudar nos ajustes do Pacto Federativo, o líder do PMDB pediu apoio do governo para votar a PEC 103. Esta Proposta de Emenda Constitucional é de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS) e será relatada pelo senador Renan Calheiros. Visa alterar a cobrança de ICMs nas compras realizadas pela Internet, o chamado e-commerce. A PEC estabelece que a receita do ICMS gerado no ato da compra será partilhada entre os estados onde reside o consumidor final e o estado responsável pela venda.

Por fim, o outro tema levado pelo PMDB – e que já foi tratado inclusive com a presidente Dilma Rousseff – é o da necessidade de alterar o indexador que corrige as dívidas dos Estados com a União. O ministro garantiu aos líderes que o governo apoiará uma solução que represente apoio financeiro para os Estados e que, ao mesmo tempo, recupere a capacidade de investimentos das unidades da Federação. No próximo dia 14 o ministro estará novamente no Senado para aprofundar este e outros temas da reunião da manhã de hoje.

Primeira Edição © 2011