Fortalecimento das cooperativas diversifica economia alagoana

Em Coruripe, artesanato, suco e derivados do leite incrementam o mercado antes restrito à cana-de-açúcar

07/03/2012 12:53

A- A+

Ascom/Seplande

compartilhar:

Investir em nicho diferentes de mercado, para explorar ao máximo o potencial produtivo do Estado, é uma aposta que vem dando certo há mais de cinco décadas, em Coruripe, na cooperativa Pindorama. Aliada ao sistema colaborativo de trabalho, através do qual os cooperados têm participação ativa e direta no funcionamento da empresa, essa iniciativa vem transformando o cenário econômico local, criando, também, possibilidades de desenvolvimento para toda Alagoas.

Depois do açúcar e do álcool, considerados o carro-chefe da cooperativa, a Pindorama comemora bons resultados com a produção de sucos de frutas e derivados do côco e do leite. Este último tem sido motivo constante de análises e discussões, para estabelecer parcerias de incentivo à sua produção em cooperativas fora de Coruripe. Graças à experiência da Pindorama, que em dois anos conseguiu aumentar a produção diária de 2 mil para 11 mil litros de leite, o Estado provou que também tem condições de crescer dentro deste nicho.

“Nós pensamos a Pindorama como um espaço para o desenvolvimento de cooperativas, e o trabalho de incentivo ao leite só vem para consolidar essa ideologia. Em Coruripe, ele já deu resultados maravilhosos. Agora, nós queremos levá-lo para outras regiões que também possuem potencial para recebê-lo, como o Vale do São Francisco”, destaca o presidente da cooperativa, Klécio Santos.

Para isso, ele conta com o apoio do Governo, através das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e da Ciência, Tecnologia e Inovação, nas negociações com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que se bem sucedidas, poderão resultar na conquista de equipamentos mais modernos para a fabricação de laticínios.

Em negociações com o Governo, contando com o apoio do senador Benedito de Lira, a Pindorama pleiteia, junto à Codevasf, R$30 milhões de investimentos para uma unidade produtora de leite UHT e leite em pó. Dentro do que já existe de estrutura, a cooperativa também espera ampliar, nos próximos 12 meses, a produção diária para 50 mil litros de leite.

Primeira Edição © 2011