Deputados se mostram preocupados com o andamento das obras para a Copa de 2014

Parlamentares teceram críticas ao andamento das obras nos estádios

07/03/2012 14:19

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Além das críticas aos investimentos feitos na Segurança Pública do Estado, a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) desta quarta-feira (7) foi marcada por colocações preocupadas por parte dos deputados em relação aos investimentos federais e estaduais para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Depois da polêmica declaração do diretor da Fifa, Jérôme Valcke, que cobrou de forma descortês o andamento das construções dos estádios e que gerou um desconforto entre a entidade e o Governo Federal, os parlamentares alagoanos chamaram atenção para o atraso na conclusão das obras nas cidades-sede e nas capitais onde serão as sub-sedes da Copa.

Dos cofres da União, foi destinado um montante de R$ 30 bilhões para serem usados em obras para a Copa, que segundo o deputado Jeferson Morais (DEM), “há denúncias de toda a ordem” que poderiam apontar para um superfaturamento das licitações. Morais emendou críticas também a falta de investimento e celeridade em obras estruturais que o país precisará para sediar um evento de tal porte. Além das reformas nos aeroportos, no transporte público, o parlamentar lembrou a situação das rodovias brasileiras. "Por exemplo, a duplicação da BR que liga Alagoas a Pernambuco, está parada”.

Além do investimento e na construção dos estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o deputado João Henrique Caldas (PTN), chamou a atenção para a forma como essas estruturas serão gerenciadas depois de passado o evento esportivo. “Temos que nos atentar para a manutenção dessas estruturas, ou então corremos o risco de ter vários ‘elefantes brancos’ pelo país”, declarou. Os deputados cobraram ainda, investimentos na área da Educação e da Saúde, apontados como investimentos de prioridade.

Em aparte, Inácio Loiola (PSDB) disse que os problemas apresentados em todas as regiões seriam evitados se o Governo Federal criasse um Plano de Desenvolvimento Integrado.
 

*com Sessão Pública. 

Primeira Edição © 2011