Porto de Maceió recebe novos turistas dos cruzeiros marítimos

06/03/2012 16:01

A- A+

Secom

compartilhar:

Mais dois transatlânticos atracaram nesta terça-feira (6), no Porto de Maceió, dando continuidade à temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012. O MSC Musica chegou às 8h e partiu às 16h, e o Ibero Grand Holiday chegou ao meio-dia e seguiu às 19h. Hoje, estará retornando à cidade o navio Splendour, que fica no Porto de Jaraguá das 10h às 19h.

Os cruzeiros marítimos são uma opção muito solicitada por turistas do mundo todo para conhecer as belezas de Maceió. Segundo a pesquisa comparativa realizada desde 2005 pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur), a quantidade de navios na temporada 2005/2006 foi de apenas 14 unidades, trazendo 26.380 visitantes. Já em 2009/2010, o numero de transatlânticos cresceu para 59 navios, com 150.284 pessoas a bordo.

Para a assessora de projetos especiais da Semptur, Claudia Paiva, o crescimento no setor se deve ao intenso trabalho realizado pelo órgão. Ela falou sobre os seminários de sensibilização, voltados às pessoas ligadas à cadeia produtiva do turismo, como taxistas, jangadeiros, produtores e comerciantes de artesanato, entre outros. “É fundamental em qualquer atividade sócioeconômica a qualificação profissional, por isso, o órgão oferece o serviço a estes profissionais”, falou.

Claudia Paiva disse que a preocupação da secretaria é que os turistas sejam bem recebidos, o que, segundo ela, é uma garantia de retorno. “A conseqüência deste trabalho é a cidade ser identificadas no mercado como um local de turismo crescente, para que as empresas construam novos hotéis, pousadas, enfim, meios que gerem emprego e renda à população”, explicou.

A Semptur também trabalha diretamente com o turista, passando informações sobre a cidade no Centro de Informações Turísticas, que fica na Estação-Receptivo de Passageiros do Porto. No local, são distribuídos os mapas guias – em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano) - que contém o mapa de Maceió, além de dicas do que fazer, como anda na orla, degustação da gastronomia, conhecer o Centro, os museus.Os turistas recebem ainda, fôlderes com materiais institucionais do Pontal da Barra, do passeio às piscinas naturais da Pajuçara, do Mercado do Artesanato e um guia de restaurantes. 

Primeira Edição © 2011