Falha desliga subestação em linha de Furnas e afeta Brasília

Parte da capital brasileira ficou sem luz; sistema de registro de operações de câmbio do BC foi afetado

06/03/2012 15:11

A- A+

Estadão

compartilhar:

Uma falha causou o desligamento automático da linha de transmissão Brasília-Sul-Brasília, de 230 KV, de propriedade de Furnas, e o desligamento total da subestação Brasília Geral, provocando uma interrupção de 170 MW na carga de energia de Brasília, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Foram pelo menos 180 mil consumidores afetados pelo rompimento de cabos de uma linha de transmissão.

Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a região central da cidade, a Asa Sul, o Setor Otogonal, o Cruzeiro Novo e parte do Setor Industrial foram afetados, mas por volta das 16h20 a maior parte do fornecimento já havia sido restabelecido, faltava apenas áreas do centro.

A falha ocasionou falta de energia na sede do Banco Central, afetando o sistema de registro de operações de câmbio. A autoridade financeira disse que o problema não gerará prejuízo aos agentes do mercado. "O Banco Central avalia, mas garante que não haverá qualquer prejuízo para fins de registro de operações", informa a assessoria de imprensa da instituição.

Câmbio

De acordo com o regulamento do mercado de câmbio, há a possibilidade de ampliar o período de funcionamento para registro das operações em algumas situações especiais para que não haja prejuízo ao correto funcionamento do mercado.

Nesses casos, é possível adotar uma "grade de exceção" - o que permitiria, por exemplo, o registro das operações em um horário ampliado em relação ao normal. Por enquanto, porém, a instituição avalia o caso.

Primeira Edição © 2011