Curso de Salvamento no Mar é destaque em revista nacional

Matéria da Revista Incêndio expõe a difícil tarefa de salvar vidas no mar do CB de Alagoas

06/03/2012 09:13

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Conhecida entre os profissionais bombeiros de todo o Brasil, a revista Incêndio tem circulação nacional e há 16 anos publica matérias de interesse de pessoas especializadas na área de prevenção, combate a incêndio e resgates. Na última edição, lançada em janeiro de 2012, a revista publicou uma matéria sobre o serviço de salvamento aquático, realizado pelos guarda-vidas (GV) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), com destaque especial para o Curso de Salvamento no Mar (CSMar) que há 8 anos forma GV’s especializados na Corporação.

A matéria também citou o Estágio de Salvamento Aquático (Esaqua) que com um teor menos rigoroso que o CSMar treina os militares por cerca de dois meses para se tornarem aptos a salvar vidas em perigo nos mares, rios, lagos e piscinas. É a partir destes cursos que o guarda-vidas sente a necessidade do alto condicionamento aeróbico, justificado pela obrigação de transpor arrebentações com ondas de até dois metros e meio, como as que incidem no litoral alagoano, sem a necessidade de equipamentos como a nadadeira, sendo necessária apenas sunga e camiseta vermelhas.

Garra, coragem e superação são algumas das principais qualidades do bombeiro que, em meio a tantas dificuldades, encontra forças para viver o dia a dia de um curso complexo e difícil como o CSMar, realizado desde 2004 no CBMAL. Com a finalidade de se tornar um guarda-vidas especializado, o aluno do CSMar aprende todas as técnicas necessárias para desafiar as grandes ondas e as tantas adversidades encontradas no meio aquático, além de desgaste físico e mental, para retirar o afogado da zona de perigo e salvar pessoas em perigo de morte. Utilizando todas as técnicas de aproximação, abordagem, resgate, transporte e atendimento pré-hospitalar.

Escolhido pelo Comando da Corporação para dar a entrevista à Revista Incêndio por seu alto conhecimento na área, por ter sido um dos primeiros a fazer o Curso de Salvamento no Mar na cidade do Rio de Janeiro e por ter comandado as turmas do CSMar por várias edições, o tenente-coronel João Henrique Medeiros sente orgulho da oportunidade que lhe foi dada.

“Enaltecer o nome da Corporação em nível nacional é uma oportunidade única e poder falar de um dos cursos de salvamento no mar mais completo do Brasil também é de suma importância. Sei que o Corpo de Bombeiros está lutando para melhorar as condições de trabalho dos GV’s, por meio da compra de embarcações e equipamentos e isso poderá aumentar ainda mais a eficiência e eficácia no serviço prestado”, falou o tenente-coronel.

O tenente-coronel Medeiros ressalta que a formação de guarda-vidas tem que ser completa, com treinamento físico intenso, visando prepará-los para o salvamento, uma vez que cada segundo é precioso. Ele diz ainda que é pela excelência e dedicação ao curso que os guarda-vidas do CBMAL, depois de formados, são altamente técnicos e prestam um serviço de alta qualidade a população. Competições em nível sul americano em salvamento aquático também já valorizaram o nome da Corporação e dos GV’s, que a cada salvamento realizado sentem mais orgulho da profissão que escolheram para a vida.

Primeira Edição © 2011