Clube blinda Jobson e atacante encerra suspensão

Com contato com a imprensa somente em coletivas, Jobson recebe atenção especial

06/03/2012 05:41

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

Os dois anos de suspensão por doping impostos a Jobson pela CAS (Corte Arbitral do Esporte) terminaram nesta terça-feira. A partir de agora, o atacante pode voltar a atuar e retoma a rotina normal aos poucos. O mês que antecedeu o fim da punição, porém, foi marcado por cautela e blindagem do Botafogo para evitar mais polêmicas.

O UOL Esporte tenta marcar entrevista exclusiva com o jogador há cerca de um mês. No entanto, a assessoria de imprensa do clube alegou que ele falaria somente em coletiva – fato que deve ocorrer ainda esta semana. A equipe de reportagem foi ouvir também a psicóloga do Botafogo, Maíra Ruas, que não recebeu autorização para falar.

A intenção do clube é evitar qualquer deslize na conduta do atacante, que deverá voltar a jogar profissionalmente às 16h de sábado, na partida do Botafogo contra o Bangu, em Moça Bonita, pela Taça Rio. A preocupação tem fundamento, já que Jobson coleciona polêmicas e passagens tumultuadas por vários clubes do Brasil.

O episódio mais marcante foi mesmo o doping. Jobson testou positivo para uso de cocaína durante a reta final Campeonato Brasileiro de 2009. O atacante chegou a cumprir seis meses de suspensão determinados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). No entanto, a Wada (Agência Mundial Antidoping) não concordou com a sentença e acionou a CAS. Em setembro do ano passado, a entidade anunciou a punição por dois anos - retroativa a 6 de setembro de 2010 e somada à primeira decisão.

Durante os três adiamentos de julgamentos, Jobson foi negociado com vários clubes – deixou o Botafogo no fim de 2010 com pouco mais de um ano de clube. Foi para o Atlético-MG, onde permaneceu apenas três meses. O jogador alegou que não estava satisfeito e pediu para voltar ao Alvinegro. O atacante não recebeu o aval para retornar e foi emprestado ao Bahia, mas acabou desligado por problemas de indisciplina.

A volta ao Botafogo foi concretizada em setembro do ano passado. Dois meses depois, o atacante deu entrevista e disparou: “chega de fazer m...”. E o discurso de 2012 é o mesmo, mas mais sutil. Jobson fala que quer recuperar a confiança do torcedor e o clube alvinegro tem conseguido tirar os holofotes do atacante. Aos poucos, o jovem de 24 anos retoma sua rotina natural de jogador profissional.

“Ele esteve concentrado, participou da preleção, está em regime de preparação normal. Retoma os treinos com o grupo na terça e vai abandonar a preparação individual para entrar no ritmo comum a todos”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira, que já ratificou que o atacante está pronto para voltar.

Primeira Edição © 2011