85 anos de escritor é celebrado com versão digital de Cem Anos de Solidão

O escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez comemora o seu aniversário de 85 anos bem vividos nesta terça-feira (6)

06/03/2012 09:55

A- A+

NE10

compartilhar:

O escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez comemora o seu aniversário de 85 anos bem vividos nesta terça-feira (6), mas são os seus admiradores que ganharão o "maior presente". É que a obra "Cem Anos de Solidão" (Cien Años de Soledad), considerada uma das mais importantes da literatura Latino-Americana, ganhou sua versão digital.

A novidade foi anunciada pela agente literária do escritor, Carmen Balcells. Ela também lembrou que este é um ano representativo para "Gabo", já que, além de completar 85 anos, comemorará 60 anos da publicação de seu primeiro conto "A terceira resignação"; 30 anos da entrega do Prêmio Nobel, concedido a ele em 1982; e dez anos do lançamento de seu livro de memórias "Viver para contá-las".

O romance "Cem Anos de Solidão" já pode ser lido em diferentes plataformas e livrarias digitais da América Latina, Estados Unidos e Europa, incluindo versão para dispositivos móveis. Inicialmente, a publicação digital só está disponível em espanhol.

A primeira edição de "Cem Anos de Solidão" saiu em maio de 1967 e, desde então, o livro foi traduzido para 35 idiomas já vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. Misturando fantasia e realidade, a obra conta a história de sete gerações da família Buendía no povoado fictício de Macondo, situado em algum lugar da costa colombiana entre os séculos XIX e o XX.

"Cem Anos de Solidão" é o quarto trabalho de Garcia Márquez em publicação eletrônica. Já ganharam versão digital "Relato de Náufrago", "Todas os Contos" e "Viver para Contar".

HOMENAGEM - Além do lançamento da publicação digital, o aniversário do escritor, que nasceu no dia 6 de março de 1927 na cidade colombiana de Aracataca, será comemorado nas redes sociais.

Membros da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), que foi fundada pelo escritor, criaram a página no Facebook "Celebrando o 85º aniversário de Gabriel Garcia Marquez - um espaço para compartilhar as lições de uma vida comprometida com a excelência em jornalismo".  

Primeira Edição © 2011