Lessa quer contar com apoio de Renan, Collor e Almeida

Ex-governador articula para reeditar frente partidária que o apoiou na sucessão de 2010

05/03/2012 05:59

A- A+

Everson Vieira -Jornal Primeira Edição

compartilhar:

Líder das pesquisas de intenção de voto encomendadas por partidos (para ‘consumo interno’), e apontado como um dos favoritos à sucessão municipal deste ano em Maceió, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) está retomando as articulações com o principal objetivo de reunir o maior número possível de legendas e lideranças em torno de seu projeto eleitoral.

Pré-candidato declarado à sucessão do prefeito Cícero Almeida (PP), Lessa considera possível reeditar a frente partidária que, em 2010, enfrentou o bloco do governador Teotonio Vilela (PSDB) no embate sucessório estadual, vencido pelo tucano no segundo turno.
O ex-governador, que também já comandou a prefeitura da capital, pretende consolidar o apoio não apenas dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB), que estiveram ao seu lado em 2010, mas também do prefeito Cícero Almeida que, naquela oportunidade, marchou ao lado do governador Teotonio Vilela.

FRENTE
Principal candidato oposicionista ao governo alagoano em 2010, Ronaldo Lessa disputou com Vilela apoiado por um conjunto de partidos – PDT, PMDB, PR, PC do B, PT e PSL – e acredita que no pleito deste ano pode congregar a maioria deles.

Em princípio, há dois anos ele disputaria uma das duas vagas de senador em jogo, mas após entendimento com o então presidente Lula, encabeçou a disputa ao governo tendo como companheiro de chapa o petista Joaquim Brito, o que acabou facilitando a reeleição do senador Renan Calheiros.

RENAN
Independentemente do processo sucessório estadual de 2014, Lessa está certo de contar com o apoio de Renan Calheiros, este ano, não apenas como consequência da composição feita em 2010, mas também porque parece totalmente descartada a possibilidade de uma ‘reaproximação eleitoral’ do senador com o governador Téo Vilela.

A aliança PMDB/PDT seria, objetivamente, com vistas às eleições deste ano, mesmo porque o senador Renan tem afirmado reiteradamente que não será candidato a governador em 2014.

COLLOR
Adversário de Collor na sucessão estadual de 2002, Lessa se compôs com o senador petebista na disputa de 2010, que pretendia ver Vilela fora do poder quando de sua campanha para reeleição ao Senado em 2014.

Como o objetivo collorido permanece (o de conquistar novo mandato senatorial daqui a dois anos), Lessa acha que não terá dificuldade em montar nova aliança com Collor na sucessão municipal deste ano.

ALMEIDA
Embora Cícero Almeida tenha seu próprio objetivo político – o de lançar seu secretário Mosart Amaral candidato a sua sucessão – Lessa também crê que poderá se compor com o prefeito maceioense que, ao que se sabe, não mais se alinhará ao governador Teotonio Vilela, cujo principal nome para este ano é o do deputado federal Rui Palmeira (PSDB).

O ex-governador também está preparado para entrar em campo com diversos candidatos – tanto da oposição quanto da situação – mas conta com chegar em primeiro para disputar o segundo turno apoiado pelos que ficarem no meio do caminho.


Renan reitera que momento não é oportuno para tratar de eleição

Durante solenidade realizada 6ª feira em Marechal Deodoro, o senador Renan Calheiros (PMDB) disse que não é o momento para se pensar em eleições. Lembrou que a política obedece a um calendário e que ele deve ser respeitado e reiterou que o momento é de trabalho.

“Pensemos menos em eleição e mais em trabalhos para resolver os problemas do Estado, que são muitos”, afirmou, lembrando que Maceió e a primeira capital do País em índices de mortalidade, com quase o dobro da segunda colocada, a capital do Pará. “Aqui morrem 126 pessoas em cada grupo de mil, enquanto em Belém, a segunda capital onde mais se mata, esse número cai para 70 pessoas”, assinalou.

O senador acredita que os mesmos partidos que compuseram a aliança para as eleições de 2010, devem se unir e trabalhar em torno de um nome de consenso, para substituir o prefeito Cícero Almeida, em Maceió. ”Os partidos que estiveram juntos na última eleição devem buscar um projeto único. Temos excelentes nomes postos, mas não há como, agora, definirmos quem será o candidato”, admitiu, informando que acredita que o ex-governador e ex-prefeito de Maceió, o engenheiro Ronaldo Lessa, não esteja incluído na Lei da Ficha Limpa.

“Isso é o que soubemos, que Ronaldo está fora dessa lei”. Cumprindo o calendário político, Renan acredita que, em meados de junho, poderá ter sido escolhido o candidato do grupo à Prefeitura de Maceió. “Temos que convergir e a indicação desse nome não precisa ser agora”, reiterou.


ARAPIRACA
Já em Arapiraca, onde está oficialmente lançada a pré-candidatura da deputada federal Célia Rocha (PTB), Renan foi categórico: “A prefeitura de Arapiraca passa por uma grande transformação, através de uma administração excepcional do prefeito Luciano Barbosa, que tem uma aprovação de mais de 80 por cento da população, dando continuidade ao que foi implantado pela gestão de Célia Rocha na prefeitura. A candidatura dela unifica todos os partidos, é a solução natural e a garantia de que vamos ter nos próximos anos a sequencia do brilhante trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Luciano”, concluiu.

 

Primeira Edição © 2011