Escola é assaltada duas vezes em menos de 24 horas em Maceió

Somente este ano a Escola Professor Higino Belo foi assaltada três vezes; unidade de ensino não tem vigilante nem porteiro

05/03/2012 07:20

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

A falta de segurança está abrindo as portas para a ação criminosa de bandidos na Escola Municipal Professor Higino Belo, no bairro Farol, em Maceió. Só este ano, foram três assaltos. Os dois últimos ocorreram na semana passada. Um na madrugada de sexta-feira, 2, e o outro na manhã do sábado, 3. A Escola é da rede municipal de Maceió e não tem vigilante e nem porteiro.

A diretora da escola, Tereza Acioli, disse na manhã de hoje (5) em entrevista ao Primeira Edição que a ousadia dos bandidos é tão grande que eles estão agindo até durante o dia. “Eles entraram na Escola na madrugada de sexta-feira e depois voltaram na manhã do sábado. Só não levaram nada da última vez, graças a um chaveiro que trabalha aqui na porta e ouviu um barulho estranho. Ele [o chaveiro] resolveu tentar abrir o cadeado e eles perceberam a movimentação e saíram”, contou.

Ainda segundo Tereza Acioli, no primeiro assalto do ano, dia 13 de fevereiro, os criminosos levaram três botijões de gás que estavam na cozinha da Escola. No segundo, relata a professora, eles levaram material de limpeza, um lava a jato de pressão e tentaram danificar grades de proteção do prédio.

Já no último assalto, os bandidos voltaram em menos de 24 horas. “Eles estavam tentando invadir a Escola pelo telhado”, disse a diretora que decidiu suspender o início do ano letivo previsto para o dia 12 de março até que a Secretaria Municipal de Educação tome uma providência em relação a segurança na unidade de ensino.

"Nós não temos condições de iniciar o ano letivo desta forma. Não temos botijões na cozinha. Então como será feita a merenda. E mais ainda, a segurança que não sabemnos onde vamos parar",  falou Tereza.

Tereza disse ainda que a Semed pretende colocar segurança eletrônica na Escola, mas até agora o sistema não foi instalado. A Escola tem cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano, em dois turnos.

Outras ocorrências

A diretora lembra que em outubro de 2011, bandidos levaram da Escola uma máquina fotográfica e outros materiais. Em novembro, um jovem caiu baleado defronte ao corredor de acesso à Escola Municipal Professor Higino Belo. O fato provocou o maior alvoroço entre os estudantes e funcionários.

Semed

Procurada pela reportagem do Primeira Edição, a Semed informou que Maceió tem 131 escolas na rede municipal. Destas, 62 já estão com sistema de videomonitoramento. Nesta semana, será publicado do Diário Oficial do Município a instalação do sistema em mais 30 unidades de ensino. Mas a Escola Professor Higino Belo só será contemplada em uma próxima etapa do serviço. O cronograma será divulgado também no Diário Oficial a partir do dia 26 de março. 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011