Alagoas tem percentual elevado de atendimentos não-agendados nas unidades do INSS

Atendimentos espontâneos representam 87,34% contra apenas 12,66% de agendados

05/03/2012 09:18

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INSS Alagoas

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O Instituto Nacional do Seguro Social em Alagoas (INSS/AL) realiza, em média, 69 mil atendimentos mensais. Destes, grande parte é de serviços que não necessitam do comparecimento do segurado à agência, como, por exemplo, consultas, requerimentos e agendamentos, que podem ser feitos pelo telefone 135 ou no portal www.previdencia.gov. No entanto, em Alagoas, a maior parte dos segurados deixa de se utilizar destes canais remotos para irem às unidades do INSS, o que cria uma demanda de atendimentos espontâneos, com um tempo maior de espera e permanência nas agências.

Os atendimentos espontâneos representam 87,34% contra apenas 12,66% de agendados, sem incluir as perícias médicas, que só podem ser realizadas com o agendamento. Mesmo entre as unidades com o menor percentual de atendimentos espontâneos, que são as agências em Maribondo (77,5%) e Pão de Açúcar (78,6%), o volume de atendimentos não-agendados ainda é muito alto. Entre as agências de maior demanda – Ary Pitombo, Monte Máquinas, Jatiúca e Arapiraca – o índice se repete: apenas 13,09% de atendimentos agendados.

Pelo telefone 135 e pela internet, ou seja, sem sair de casa, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como por exemplo a obtenção de informações, inclusive sobre o resultado do pedido de benefícios e inscrição na Previdência Social. O segurado também pode calcular o pagamento de valores atrasados, saber o andamento de processos e acompanhar os seus dados como vínculos, remunerações e contribuições. O requerimento do auxílio-doença também é realizado pelo telefone 135 e internet, onde a perícia médica já fica agendada. Os pedidos de prorrogação e reconsideração desse benefício também devem ser feitos por esses canais.

Para os serviços que exigem a presença do segurado, é recomendável agendar o atendimento pelo telefone 135 e internet. O agendamento deve ser utilizado para requerer aposentadoria, pensão, pedido de Certidão de Tempo de Contribuição, acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais, tais como Atividade, Recolhimento e Vínculos e Remunerações.

A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local.

Primeira Edição © 2011