Exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, da Fundação SOS Mata Atlântica, apresenta resultados

A exposição, que comemorou os 25 anos da SOS Mata Atlântica, cumpriu todas as suas expectativas e chegou ao final de seu ciclo anual com mais de um milhão de visitantes.

03/03/2012 05:33

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, que comemorou os 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica, completou sua viagem. A mostra passou por 12 capitais brasileiras, durante um ano, e reuniu mais de um milhão de visitantes, que participaram de diversas atividades e puderam aprender mais sobre a Mata Atlântica, o Bioma mais ameaçado do país.

Ao longo da viagem, o projeto estimulou a participação de voluntários, ONGs e instituições locais, que contribuíram na realização de atividades e ajudaram a promover o tema com um olhar mais regional. Além disso, a exposição recebeu mais de 200 grupos de escolas, em visitas monitoradas. Em cada cidade, como forma de valorizar as competências e habilidades locais, foram contratados monitores, um bike repórter e apoio de produção.

A primeira cidade a receber a exposição foi Fortaleza (CE), em fevereiro de 2011, seguida de Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Inspirada nas partes de uma casa, a mostra foi dividida por cômodos, onde o público encontrava painéis informativos, vídeos e muita interatividade. Esses espaços retrataram a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas e, também, indicaram o que cada um pode e deve fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente.

A cozinha, por exemplo, mostrou a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontraram uma parede com pequenos orifícios por onde puderam olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de navegarem pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa vertical de touch-screen.

Os bike repórteres, ciclo-ativistas de cada cidade visitada, percorreram vários pontos locais com o objetivo de coletar dados sobre a região, divulgar a iniciativa e saber o que as pessoas esperam para o futuro do meio ambiente. Além disto, eles tiveram a importante tarefa de realizar a coleta de água para análise do principal rio ou corpo d’água da região.

Primeira Edição © 2011