Estudo diz que dormir fica melhor com a idade

03/03/2012 08:27

A- A+

Terra

compartilhar:

Ao contrário da crença popular, pessoas mais velhas não sofrem de tantos problemas relacionados ao sono quanto os mais jovens e ter uma boa noite de descanso fica, na verdade, mais fácil com a idade, indicou um estudo americano divulgado esta semana.

Com base em uma pesquisa feita por telefone com mais de 150 mil americanos adultos, pessoas por volta de 80 anos tinham menos reclamações sobre seus companheiros à noite, enquanto aqueles na meia-idade, particularmente mulheres, se queixaram mais.

"Isso vai de encontro ao senso comum", explicou Michael Grandner, principal autor do estudo, publicado no periódico Sleep. "Esses resultados nos obrigam a repensar o que sabemos sobre o sono de pessoas mais velhas - homens e mulheres".

A pesquisa, com escolha aleatória de participantes, teve base em informações passadas pelas próprias pessoas e não analisou seus parceiros.

Mais de 70 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm algum tipo de distúrbio do sono, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono.

No entanto, Grandner, pesquisador associado ao Centro de Neurobiologia Circadiana e do Sono na Faculdade Perlman de Medicina na Universidade da Pensilvânia, afirma que a percepção é importante.

"Mesmo se dormir entre os americanos mais velhos seja pior do que entre adultos jovens, as sensações sobre isso melhoram com a idade", explica Grandner.

"Uma vez que você exclui dos fatores aspectos como doenças e depressão, pessoas mais velhas devem alegar dormir melhor. Se não o fizerem, eles devem procurar o médico. Isso não pode ser simplesmente ignorado".

Primeira Edição © 2011