Unidade Móvel do Hemoal estará no Clima Bom neste sábado

02/03/2012 15:42

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com o intuito de formar um estoque de sangue suficiente para atender os hospitais e maternidades do Estado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará com sua unidade móvel no bairro Clima Bom neste sábado (3). A coleta externa acontece das 8h às 16h, em frente à Farmácia Clima Bom, localizada na rua Jerusalém e irá contar com uma equipe multidisciplinar – formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio – para auxiliar os candidatos à doação de sangue.

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça bem alimentado. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Àqueles que não poderem comparecer ao Clima Bom, podem realizar suas doações no Hemoal Unidade Trapiche, das 8h às 12h. De segunda a sexta-feira as doações acontecem das 7h às 18h e na Unidade Farol, situada no Hospital do Açúcar, o horário de doações é das 8h às 11h.

Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, visando atender aos voluntários do Agreste e Sertão que não podem se deslocar para Maceió.

Primeira Edição © 2011