Saúde marca Mês da Mulher com discussões sobre enfrentamento à violência

02/03/2012 09:22

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, no próximo dia 14 de março, a terceira edição do Fórum Jarede Viana. O evento acontece no Hotel Radisson, das 8h às 17h, e tem como objetivo discutir estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e fortalecer as políticas de Promoção à Saúde.

A atividade é voltada para profissionais de saúde, servidores públicos, estudantes universitários e para a sociedade em geral. Com um total de 100 vagas, o fórum também vai debater a importância de desmistificar tabus e estereótipos e possibilitar reflexões acerca do ativismo político para a redução das vulnerabilidades pessoal e social.

Na programação, estão previstos o lançamento da cartilha Ação Mulher, elaborada pelo Instituto Jarede Viana, e um painel sobre Feminismo e Saúde na Contra-mão da Violência. A palestra será ministrada pela fundadora do Instituto para a Democracia SOS Corpo, Betânia Ávila, e pela promotora do Ministério Público Estadual (MPE) Micheline Laurindo Tenório.

O evento vai contar ainda com oficinas quanto ao Enlace ente Feminismo, Saúde e Sexualidade, com Ana Pereira, da Secretaria de Assistência Social de Maceió; A Mulher e o Poder, com Elvira Barreto, da Universidade Federal de Alagoas; e a Lei Maria da Penha, com Stela Valéria Cavalcante, do MPE. Na ocasião, ainda serão feitas homenagens a mulheres que têm se destacado.

Segundo a técnica da Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau, Margereth Magalhães. “Os dados da violência contra a mulher são preocupantes. Agora elas estão mais amparadas com a Lei Maria da Penha, mas ainda é importante debater essa violência, que pode ser não só física, mas também psicológica”, diz.
 Ela acrescenta que o combate à violência já é uma das diretrizes da diretoria. “Sempre trabalhamos esse tema em diversos aspectos, então porque não aproveitar o Mês da Mulher para trabalhar a violência contra o sexo feminino? É, inclusive, uma maneira de chamar a atenção do poder público para este problema”, esclarece Margareth.

Junto com a terceira edição do Fórum Jarede Viana, a Sesau estará envolvida ainda em outras atividades ao longo do mês. No dia 8, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma equipe do órgão vai ao Centro de Maceió para uma ação educativa e a realização de exames como glicemia e aferição de pressão arterial.

Já no dia 29, a diretoria estará na comunidade Santa Fé, em União dos Palmares, para uma ação de promoção à Saúde. O Presídio Santa Luzia, em Maceió, também receberá atividades. Parte da programação é realizada em parceria com a Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Diretos Humanos (SEMCDH).

Primeira Edição © 2011