Muricy e Tite: Técnicos em alta e com estilo retranqueiro parecido

Campeões em 2011, Tite e Muricy Ramalho irritam torcedores de seus times com retranca

02/03/2012 04:57

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

O clássico de domingo entre Santos e Corinthians colocará frente a frente dois treinadores que estão cada vez mais parecidos. O gaúcho Tite segue os passos de Muricy Ramalho ao montar uma equipe que não dá show, mas leva poucos gols e dificilmente sai de campo derrotada.

Foi assim que Muricy sagrou-se tricampeão brasileiro pelo São Paulo, entre 2006 e 2008, e faturou o seu tetra pessoal pelo Fluminense, em 2010. Apesar de vitoriosos, os dois técnicos irritam parte da torcida, justamente pelo estilo retranqueiro.

Há, inclusive, semelhanças nas campanhas dos títulos. O Timão campeão no ano passado somou 71 pontos, perdeu nove partidas, anotou 53 gols e sofreu 36. O Flu de 2010 atingiu os mesmos 71 pontos, perdeu sete vezes e levou 36 gols.

Ambos os times contaram com a melhor defesa do campeonato, e Muricy repetiu o feito em 2006 e 2007, pelo São Paulo. Em 2007, atingiu o impressionante número de 19 gols sofridos, um a cada duas partidas.

 O Corinthians, de Tite, está invicto há 17 partidas oficiais (sem contar o amistoso contra a Portuguesa). A marca do treinador é ganhar com resultados apertados. Ele já obteve 71 triunfos no comando do Timão, sendo 45 por um gol de diferença.

“Fazer vitórias com diferença de dois gols dá tranquilidade maior. Nós tivemos só duas [em 2012], então agora vai ter que crescer em efetividade”, comentou o corintiano, após o sufoco para ganhar de virada do frágil Catanduvense, na última quarta-feira, com um gol salvador aos 47 min do segundo tempo.

Muricy continua com seu estilo retranqueiro e começou a sofrer pressão de conselheiros e dirigentes do clube, que acreditam que o time está sem padrão de jogo e dependente das grandes atuações de Neymar.

Nesta temporada, o treinador voltou a escalar o Santos com três zagueiros e despertou o temor dos torcedores, já que o time atuou no esquema 3-5-2 na goleada sofrida para o Barcelona por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes da Fifa. No entanto, Muricy venceu os dois jogos atuando com um trio de defensores no Paulistão.

O primeiro aconteceu com o time B do Santos na goleada contra o Linense por 4 a 1, em São Bernardo. O esquema 3-5-2 voltou a ser utilizado na vitória contra o Guarani por 2 a 0, na última quarta-feira, em Campinas. Muricy escalou Henrique como zagueiro da direita, atuando ao lado de Edu Dracena e Durval na zaga.

Primeira Edição © 2011