Maceió ocupa a 3ª pior colocação entre as capitais em saúde

Alagoas fica abaixo da média, mas alcança maior nota entre os Estados do Nordeste

02/03/2012 05:58

A- A+

Redação

compartilhar:

Alagoas e mais 16 Estados, além do Distrito Federal, ficaram abaixo da média nacional no IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde), pesquisa que mede o desempenho do sistema de saúde brasileiro divulgada ontem pelo Ministério da Saúde.

O IDSUS tem pontuação de zero a dez dada por uma equipe de monitoramento que avalia a infraestrutura do atendimento básico, especializado, ambulatorial e hospitalar de urgência e emergência da rede pública. A média brasileira contabilizada entre 2008 e 2010 foi de 5,47 pontos.

Apesar de ter ficado abaixo dessa média, com 5,43 pontos, Alagoas foi o Estado do Nordeste que obteve a maior pontuação. A pior nota foi dada ao Pará (4,17 pontos), seguido de Rondônia (4,49) e do Rio de Janeiro (4,58 pontos). Somente nove Estados atingiram nota acima da média, sendo os três primeiros da região Sul: Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,9).

Já entre as capitais brasileiras, Maceió recebeu uma das piores notas de avaliação, 5,04, ficando a frente apenas de Belém, 4,57 e Rio de Janeiro 4,33.

O IDSUS é resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam o acesso ao sistema de saúde e a efetividade dos serviços. São verificados, por exemplo, a cobertura de equipes nas unidades, a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal, a realização de exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero e o acesso a internação para tratamentos clínicos e cirurgias.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo vai criar maneiras de ajudar os municípios a melhorarem os índices e disse que "O IDSUS não é e não será única ferramenta para avaliar o Sistema Único de Saúde, já que no índice não consta a percepção popular da rede de atendimento".

Padilha destacou que ainda não considera a nota média do Brasil satisfatória. “Essa nota mostra que o acesso de qualidade à saúde pública é o grande desafio de um país como o nosso, que cresce economicamente e tem que ter a saúde como tema central de seu esforço, entendimento que também é o da presidente Dilma Rousseff. O IDSUS vai inclusive ajudar o conjunto dos agentes a mostrar claramente as dificuldades de acesso à saúde pública no país e o quanto precisamos caminhar para melhorar”.
 

Com R7.

Primeira Edição © 2011