Litoral de Alagoas apresenta 11 trechos de praias impróprios para o banho

IMA coletou amostras de 55 pontos, entre o Pontal do Peba e Maragogi; litoral sul é o mais limpo

02/03/2012 15:18

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Quem pretende aproveitar o fim de semana nas praias do litoral de Alagoas, principalmente o sábado, que deve ser de sol, segundo a meteorologia, precisa se informar sobre os locais considerados impróprios para o banho. Segundo o relatório da análise de balnealidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira (2), 10 trechos devem ser evitados pelos banhistas.

De acordo com as informações do órgão, foram analisadas as amostras de 55 pontos, nos dias 27 e 28 de janeiro, entre o Pontal do Pega e Maragogi.

Entre os 11 trechos localizados no litoral sul – entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga - nenhum foi considerado impróprio aos banhistas. Dos 30 trechos verificados na região metropolitana, entre a Barra de São Miguel e a Barra de Santo Antonio, seis estão impróprios. No litoral Norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, quatro dos 14 trechos analisado estão impróprios para banho.

Segundo a Resolução Conama n° 274, as praias são consideradas próprias para o banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP de Coliformes Termotolerantes por 100 ml da amostra de água.

O IMA alerta também aos banhistas que encontrarem resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias na praia, que evitem entrar na água.

O relatório de análise de balneabilidade é uma produção da Diretoria de Laboratório do IMA, a partir das análises feitas semanalmente. Ele pode também ser visualizado no mapa produzido pela Gerência de Geoprocessamento, através do Google Earth. Todos os arquivos são disponibilizados semanalmente no site do IMA: www.ima.al.gov.br.

Confira trechos impróprios
Praia do Pontal da Barra/Av. Assis Chateaubriand, ± 500m, norte do emissário da CASAL;

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral;

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;

Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro;

Praia de Jatiúca/Av Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira;

Praia do Mirante, em frente rua principal de acesso;

Rio Tatuamunha – Projeto Peixe-Boi / Santuário;

Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado;

Praia de Maragogi, Foz do Rio Maragogi;

Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga.

*Com IMA
 

Primeira Edição © 2011