Governo inaugura Centro de Operações Penitenciárias

No total foram gastos R$ 270 mil

02/03/2012 11:42

A- A+

Mickaell Clygens - Estagiário

compartilhar:

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (2), o novo Centro de Operações Penitenciárias (Copen) e do sistema de monitoração eletrônica de sentenciados, no complexo penitenciário do bairro do Tabuleiro, em Maceió. A inauguração contou com a presença do governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e do secretário da Defesa Social Dário César.

Os presos em estado de progressão, condenados por latrocínio, homicídio ou tráfico, passarão a usar as novas tornozeleiras eletrônicas e poderá voltar à sociedade.

“É importante ressaltar que os presos que usam essas tornozeleiras são monitoradas 24 horas por dia. Temos um sistema novo que nos permite contato direto com os monitorados e a visualização de cada passo do reeducando”, disse o gerente do centro e gestor de monitoramento eletrônico de Alagoas, Elder Rodrigues.

A secretaria da Defesa Social doou 159 mil coletes à prova de bala. Também foram adquiridos 150 coletes balísticos para a Superintendência Penitenciária, assim como 785 munições químicas de baixa letalidade, cinco computadores e uniformes operacionais e administrativos. No total foram gastos R$ 270 mil.

Segundo o diretor das unidades penitenciárias, Luciano Gonçalves, com a chegada dos novos equipamentos facilitará todo o trabalho no complexo. 

“Esses equipamentos facilitarão muito nosso trabalho. Nossa equipe estava precisando de equipamentos como esses. Esperamos que o governo, junto com a Defesa Social, possa sempre estar de olhos voltados para segurança pública de Alagoas”, falou o diretor. 

Esse sistema também será usado para ajudar a justiça criminal durante as investigações e funcionará em regime de plantão, de 12h por 42h. Serão dois agentes por plantão, com dois telões para auxiliar os trabalhos. Ao todo, 10 servidores trabalharão neste processo.

De acordo com o governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela, o objetivo é que pelo menos cerca de mil presos passem a integrar o novo sistema. 

“Vamos investir no que for preciso nessa área da segurança pública. Esse projeto tem como objetivo recuperar os reeducandos, favorecendo também as finanças públicas. Nós não descansaremos enquanto a violência não acabar”, garantiu o governador.

Ainda de acordo com o governador, Alagoas é o quinto estado no Brasil a receber a tecnologia junto com Rio de Janeiro e São Paulo.

“Temos que aproveitar toda tecnologia possível para diminuir o alto índice de criminalidade em Alagoas. Com certeza a tornozeleira devolverá o reeducando para a sociedade de forma mais rápida e eficaz, já que conta com o acompanhamento do Estado”, concluiu.

Sob supervisão da editoria.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011