Semas realiza capacitação sobre direitos da criança e do adolescente

A atividade teve como público-alvo conselheiros tutelares, profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas)

01/03/2012 15:09

A- A+

Ascom/Semas

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, na quarta-feira, uma capacitação para garantir a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A ação, realizada na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), teve a participação da Assessoria Especial de Direitos Humanos da secretaria.

A atividade teve como público-alvo conselheiros tutelares, profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), além de agentes e instituições que integram o Sistema de Garantias dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O início dos trabalhos foi marcado pela palestra “Contextualização Histórica da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente e Sistema de Garantia de Direitos”, ministrada pelo presidente estadual do Fórum dos Conselhos Tutelares de Alagoas, Edmilson Souza. Segundo ele, o objetivo do encontro foi aperfeiçoar as ações dos profissionais envolvidos com a causa da criança e do adolescente. “Além de fazer uma abordagem histórica desse processo em prol dessa causa, aproveitamos para reafirmar a importância de seguir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, disse.

Segundo a assessora especial de Direitos Humanos, Mabel Freire, essa iniciativa é apenas um início de um trabalho que será desenvolvido de forma abrangente, visando promover uma política de enfrentamento às formas de violência e exploração de menores. “Essa ação busca mostrar o que compete aos conselheiros e também informar as instituições sobre qual a importância da atuação dos conselheiros tutelares”, ressaltou.

Estiveram presentes ao encontro, o presidente estadual dos conselhos tutelares, Waldomiro Pontes, o chefe de gabinete da Semas, Wilisses Menezes – que representou o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo –, o coordenador geral de promoção aos direitos da criança e do adolescente, Atila Vieira, entre outros representantes de instituições públicas e organizações não governamentais. 

Primeira Edição © 2011