Chávez "levanta voo como o condor" após cirurgia em Cuba

01/03/2012 06:06

A- A+

Reuters Brasil

compartilhar:

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reapareceu na noite de quarta-feira, após dias de silêncio, e disse que está levantando voo "como um condor" depois de ser submetido a uma cirurgia em Cuba para retirar uma lesão na região pélvica, onde já havia tratado um câncer.

Desde sexta-feira passada, quando viajou à ilha para se submeter a uma nova intervenção, o militar aposentado, normalmente onipresente e acostumado a monopolizar o cenário político, estava distante dos olhos públicos, enquanto aumentavam os rumores sobre seu estado de saúde devido à falta de informações.

"Muito boa noite, meus queridos compatriotas. Aqui vou, levantando voo como o condor. Mando a vocês todo o meu amor supremo. Viveremos e venceremos", escreveu em sua conta do Twitter o líder socialista na noite de quarta-feira.

Na terça-feira, o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, leu um comunicado diante da Assembleia Nacional detalhando que a nova lesão na região pélvica do mandatário foi removida completamente e que nos próximos dias o material seria analisado para saber se é cancerígeno ou não.

Depois de quatro sessões de quimioterapia no segundo semestre do ano passado, Chávez garantiu que havia superado o câncer, mas na semana passada surpreendeu a todos com o anúncio de sua recaída.

A saúde de Chávez, que está há 13 anos no poder, é um fator importante para o futuro político da Venezuela, que em 7 de outubro irá às urnas para eleger entre o líder socialista e o único candidato da oposição, o jovem governador Henrique Capriles.

Oncologistas consultados pela Reuters disseram que se Chávez tiver de se submeter novamente a um tratamento médico, sua participação na campanha eleitoral deste ano poderá ser seriamente limitada.

Esse distanciamento obrigado daria mais possibilidades a Capriles que, depois de uma vitória arrasadora nas primárias da oposição, aparece como uma figura com maior chance de fazer frente ao mandatário.

Minutos antes de Chávez escrever no Twitter, Jaua declarou à televisão estatal que conversou com ele por telefone.

"Acabo de ter uma conversa com o comandante presidente e com voz firme, enérgica e vitoriosa ele manda uma saudação fraterna a todo o povo... posso dar testemunho da firmeza com que senti o comandante presidente", disse Jaua ao canal estatal.

"'Comente com todo o povo e todos os companheiros que conversamos e que estou em pleno processo de recuperação' e se despediu com (a frase) 'viveremos e venceremos'", disse Jaua sobre sua conversa com Chávez.

Primeira Edição © 2011