Acessibilidade: presidente da Adefal destaca avanços na rede de hotelaria de Maceió

01/03/2012 07:15

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, Luiz Carlos Santana destacou o resultado da Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na última terça-feira (28) na qual a Capital Alagoana ocupa proporcionalmente o 1º lugar no Brasil no que se refere à rede de hotelaria com suítes adaptadas para pessoas com deficiência.

De acordo com Luiz Carlos o resultado da pesquisa é bastante satisfatório, pois revela um avanço no quesito acessibilidade no âmbito da rede hoteleira, porém segundo ele o Município ainda tem muito que avançar no turismo para pessoas com deficiência, principalmente no que se refere a acessibilidades nos pontos turísticos da Cidade.

  “É importante salientar que a pessoa com deficiência cada vez mais passa a ser o cidadão produtivo e um consumidor potencial. Garantir o direito a acessibilidade nos hotéis significa também ampliar o leque de turistas na Cidade. Maceió tem a primeira jangada acessível do País e nada mais justo que nossos hotéis estejam preparados para receber essa demanda de turistas de pessoas com deficiência”, explicou Luiz Carlos.

Pesquisa
 Proporcionalmente Maceió (AL) conta com 3,4% do total de 129 estabelecimento de hospedagem com adaptadas, em seguida com 2,8% vem Teresina (PI) e empatados com 2,5% aparecem Porto Velho (RO) e Aracajú (SE).

Já levando como base os dados absolutos Maceió ocupa a 5ª posição entre as 24 capitais do País.
1º - São Paulo com 511 Unidades.
2º - Rio de Janeiro com 272 Unidades.
3º - Natal com 237 unidades.
4º - Brasília com 220 Unidades.
5º - Alagoas com 219 unidades.

Primeira Edição © 2011