Torres Gêmeas do CRB, Felipe e Rodrigão falam sobre bola parada

29/02/2012 15:27

A- A+

Marcelo Alves

compartilhar:

Responsáveis por evitar gols, os zagueiros Rodrigão e Felipe também ajudam o CRB a balançar as redes dos adversários. Tidos atualmente como as principais armas do Galo no Campeonato Alagoano, os dois defensores já marcaram cinco gols dos 18 marcados pelo CRB na competição. Destes cinco tentos, Rodrigão fez três, sendo dois de cabeça e um com o pé. Já Felipe marcou dois gols utilizando a cabeça. Os gols da dupla foram feitos após aproveitamento jogada de bola parada.

Quem pensa que, pelos gols marcados, os zagueiros deixam de fazer a sua principal função de lado, que é proteger defesa regariana, está enganado. Para se ter uma ideia do trabalho dos dois jogadores, que também contam com a presença de Ítalo na zaga, a defesa do Galo é a menos vazada do Estadual. A defesa do CRB sofreu apenas cinco gols em 11 partidas disputadas.

Miguel Goes

Para saber o segredo do bom aproveitamento das bolas pelo alto, a reportagem do Primeira Edição conversou com os dois jogadores na última terça-feira (28) após o treino preparativo para a primeira partida da Semifinal do Primeiro Turno do Estadual, que será disputada na noite desta quarta-feira (29), às 21h, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, contra o ASA.

O entrosamento dentro de campo também é percebido fora das quatro linhas. Questionados sobre o segredo para marcar os gols de cabeça, os dois não titubearam e responderam de forma homogênea, destacando que o mais importante para aproveitar as bolas paradas é o posicionamento na grande área adversária. “A estatura também é importante, mas o bom posicionamento é fundamental para marcar gols”, disse Rodrigão.

TORRES GÊMEAS – Os dois defensores, que possuem a mesma estatura: 1,85, estão sendo chamados pela imprensa alagoana de 'Torres Gêmeas', em alusão aos edifícios que eram considerados, na época de sua construção em 1973, em Nova York, os mais altos do mundo, mas que foram destruídos em 2011, durante os ataques de 11 de Setembro.

Miguel Goes

Mas para que ninguém ache que é só ir ao ataque se posicionar, pular, cabecear e fazer o gol, os dois defensores fizeram questão de ressaltar que para a jogada de bola parada surtar efeito, há por trás de tudo isso muito trabalho e treinamento, bem como o dedo do técnico Paulo Comelli.

Miguel Goes

“A gente trabalha muito jogada de bola parada. É muita atenção. Trabalhamos muito posicionamento. O treinador Paulo Comelli exige muito treinamento de bola parada. E isso também é um diferencial”, disse Felipe.

Ainda conforme Felipe, outro ingrediente para o sucesso nas jogadas de bolas paradas é jogador responsável pela batida. “A gente também tem esse aproveitamento positivo de bola parada por conta do batedor, que às vezes o Geovani e outras vezes o Ewerton Maradona”, afirmou.

Rodrigão revelou que, no momento da cobrança de falta, há um diálogo apenas com olhar com o atleta responsável pela batida na bola. Questionado se a divulgação por meio da imprensa do retrospecto positivo de bola parada pode deixar os adversários atentos, Rodrigão disse que o técnico Paulo Comelli treina diversos tipos de jogadas aéreas.

Miguel Goes

Rodrigão disse também que os lances de escanteio do CRB não é apenas uma alçada de bola na área. “Muita gente acha que o escanteio é um aglomerado de gente. A gente trabalha para que um escanteio resulte em gol. Por isso a gente treina, o tempo de bola e cada um procura ficar no seu lugar”, disse. Rodrigão disse que já percebeu que a marcação dos adversários já tem sido diferente.

Rodrigão contou que já houve lances de falta que foi combinado uma jogada mas, como estava postada a marcação adversário, teve que mudar rapidamente o esquema. “A gente muda a jogada ensaiada de acordo como se comporta o adversário”, disse.

O entrosamento da dupla de zagueiros já existe há oito meses desde que foi contratada para vestir a camisa do CRB na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C do ano passado. Durante a competição, os dois defensores marcaram quatro gols, sendo dois de Felipe e dois de Rodrigão.

Primeira Edição © 2011