Seis meses| Tenente coronel diz que Ronda Cidadã surte efeito

Claudivan Albuquerque explicou a importância do contato dos policiais militares com a população no combate ao crime em Maceió

29/02/2012 15:33

A- A+

Mylena Fernandes - Estagiária

compartilhar:

Em meio a violência que se alastra na capital alagoana,o Primeira Edição entrevistou o tenente coronel Claudivan Albuquerque, que responde pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), para saber sobre os trabalhos exercidos pela Polícia Militar no combate à criminalidade. Ele explicou a importância das treze áreas, denominada de quadrante, com cerca de 2,5 km², para cada área da cidade onde a Ronda Cidadã, foi implantada. O projeto existe há seis meses em Maceió.

O Projeto da Ronda Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar, é considerado um sucesso pela Segurança Pública de Alagoas. Vários pontos da capital alagoana recebem reforço na segurança e, especificamente na área da Jatiúca, a polícia tenta reduzir o aumento do crime contra o patrimônio, como os constantes assaltos registrados pelo bairro e arredores.

De acordo com o coronel Albuquerque, esse projeto tem surtido grandes efeitos para beneficiar a população.

“Na minha opinião, e acredito que também de grande parte da população, o projeto realmente surtiu efeito, pois, os policiais têm o contato direto com a comunidade, sem o intermédio do Centro de Operações da Policia Militar [Copom] para o deslocamento da viatura, não existindo a demora para atender as ocorrências”, explicou Albuquerque.

Segundo o coronel, caso a Ronda Cidadã esteja próximo de alguma ocorrência fora da sua jurisdição, ela poderá dar suporte no local com a autorização do Copom, que é acionado pelo número 190.

“Se existir uma ocorrência próxima da área que os policiais [da Ronda Cidadã] estiverem atuando e caso não tenha nenhuma outra viatura disponível para atender no local, estes podem ser deslocados através da autorização do Copom”, informou.

O tenente conta que existe uma previsão não definida ainda pelo Governo do Estado, para aumentar os números de áreas em Maceió. “Eu acredito que ainda esse ano pode acontecer o aumento nos números de áreas reforçadas com a Ronda Cidadã em Maceió, mas isso é uma decisão de Governo e do Comando Geral da Corporação”, opinou.

Albuquerque ressalta a importância da sociedade junto a Policia Militar de Alagoas e pede para que a população ligue denuncie para que o trabalho possa ser mais eficaz e direcionado.

As áreas que a Ronda Cidadã atua em Maceió:

1º Batalhão:

Stella Maris
Jatiúca
Ponta Verde
Pajuçara
Jaraguá

2º Batalhão de Polícia de Eventos (BPE)

Serraria

3º Batalhão

Benedito Bentes I e II
Pólo Multisetorial ( antigo distrito industrial Luiz Cavalcante)

4º Batalhão:

Farol
Pinheiro
Pitanguinha
Gruta

Supervisão: Thayanne Magalhães
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011