Eninho vê com bons olhos possível naturalização

29/02/2012 04:58

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Não é somente da alta tecnologia e da culinária exótica que se vive na Coreia do Sul. Um dos pólos da economia asiática por conta do investimento em informática e automobilismo, além de um local um tanto quanto curioso onde se come polvos vivos e faz-se até sopa de cachorro, o país tem uma outra grande paixão: o futebol. Especialmente após a Copa de 2002, o sucesso do esporte cresceu de forma estrondosa e, como não poderia deixar de ser, tem um brasileiro entre os jogadores que são considerados os principais da K-League. O atacante Eninho, campeão com o Jeonbuk em dois dos últimos três anos, virou referência na Coreia e sua naturalização passou a ser cogitada no país. O brasileiro, revelado pelo Mogi Mirim-SP e com passagens rápidas por Grêmio e Portuguesa-SP, não descarta a possibilidade. Pelo contrário, vê esta oportunidade com bons olhos.

Em entrevista ao Globoesporte.com, Eninho destacou sua boa adaptação tanto à vida como ao estilo de jogo no país e não escondeu a satisfação pelo reconhecimento que recebe do outro lado do mundo. Curiosamente, o brasuca pode ser treinado por seu ex-técnico no Jeonbuk, Choi Kang-Hee, que estreou no comando da seleção no último fim de semana com vitória sobre o Uzbequistão. Eninho pensou em ir ao estádio ver a seleção, porém acabou ficando em casa e frustrou os jornalistas que esperavam por ele para apurarem como andava a situação de sua possível naturalização.

- Realmente houve este contato, existe a possibilidade e até no final de semana toda a imprensa aqui estava buscando falar comigo. Seria uma ótima oportunidade e com certeza acharia muito boa a chance. No entanto, ainda não houve nada de concreto, porque o foco da seleção é conseguir os resultados necessários para avançar nas Eliminatórias Asiáticas. Tem um jogo importante no meio da semana que vem e todos só estão pensando nisso, por enquanto. Mas sei que posso ajudar. Sei da minha capacidade, o povo aqui também e espero ser útil caso tudo isso acabe, realmente, se concretizando - disse o centroavante.

O sucesso de Eninho coincide com a ascensão do Jeonbuk no futebol coreano. O jogador lembra que chegou ao clube em 2009 e que, desde então, bastante coisa mudou na realidade da equipe. E a expectativa é de que a evolução continue nesta temporada. Ainda mais depois dos títulos conquistados naquele ano e em 2011. Um dos principais objetivos, agora, é levar a Liga dos Campeões da Ásia, que bateu na trave no ano passado.

- Joguei aqui em 2003, no Suwon, e depois em 2007 no Daegu, mas nunca tinha vencido o título nacional. Ganhamos em 2009, ficamos em terceiro em 2010, quando decidimos a Copa do país e no ano passado vencemos o nacional de novo, além de chegar à final da Liga dos Campeões da Ásia. O clube cresceu muito em todos os sentidos. A torcida lota os estádios, vamos ter uma nova concentração e fico feliz de ter uma importância nisso. São quatro finais de campeonato em três anos de clube. Fico satisfeito pelo reconhecimento.

As glórias, no entanto, vieram na base de muito trabalho. Eninho é só elogios à Coreia do Sul, mas lembra que a adaptação, especialmente dentro de campo, não foi nada fácil.
- Quando você vem sozinho, é complicado. Até em termos de alimentação, de ter alguém para conversar. Mas hoje sou casado, tenho uma filha e elas moram comigo. Em campo, acho que chegou a ser até mais difícil, porque o jogo é muito rápido. A bola corre mais e eles também. O time pode estar ganhando de 3 a 0, que continua no mesmo ritmo. Mas acho aqui um lugar que é maravilhoso, super organizado e muito seguro - explicou.

Copa de 2014 é um dos objetivos do jogador

Caso realmente se naturalize sul-coreano, Eninho pode ter a oportunidade de disputar a Copa do Mundo de 2014 no país onde nasceu, o Brasil. Este, obviamente, é um dos grandes objetivos do brasileiro, mas ele sabe que a seleção da Coreia do Sul ainda precisa de muitos bons resultados se quiser sonhar com uma classificação para o Mundial.

- Claro que seria uma chance ótima. Disputar uma Copa do Mundo no Brasil seria muito legal. Ainda resta muita coisa pela frente, com certeza, tanto para a seleção da Coreia como para a minha situação, então prefiro não pensar muito nisso. Mas é claro que seria uma grande chance.

A expectativa dele, no entanto, é de um futuro de sucesso para a equipe. Ainda mais com a seleção sendo treinada por Choi Kang-Hee.

- Ele é uma pessoa excepcional, muito tranquilo e trata todos os seus jogadores muito bem. Ele tem um estilo de jogo pra frente, gosta de atacar o adversário. A estreia dele foi muito boa, com vitória, apesar de ter sido contra uma equipe que não exigiu muito. Mas ele tem que ajeitar muita coisa ainda. É apenas o começo do trabalho dele e eu tenho certeza que vai dar certo - concluiu.

A situação da Coreia do Sul nas Eliminatórias Asiáticas, de fato, não é fácil. A equipe necessita de uma vitória contra o Kuwait, na quarta-feira, para seguir à próxima fase e manter a esperança de carimbar seu passaporte para o Brasil daqui a dois anos. E quem sabe, caso isso aconteça, Eninho já não possa ajudar a equipe na etapa seguinte das Eliminatórias.

Primeira Edição © 2011