Chávez foi operado em Cuba e 'está em boas condições físicas'

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi operado em Havana de uma nova lesão na mesma área de onde foi extraído o tumor cancerígeno em 2011 e 'encontra-se em boas condições físicas', anunciou o vice-presidente, Elías Jaua.

29/02/2012 05:30

A- A+

Diário Digital

compartilhar:

A operação "foi realizada de acordo com o previsto, obtendo-se um resultado satisfatório, depois do qual foi programado um plano de recuperação que vai cumprir nos próximos dias", disse Jaua.

O vice-presidente, que leu um comunicado sobre a saúde do presidente na cadeia de rádio e televisão, não informou quando ocorreu a cirurgia. Momentos depois, contudo, a televisão estatal cubana também confirmou a notícia e acrescentou que Chávez foi operado na segunda-feira.

Jaua explicou que na cirurgia foi "realizada a extração total da lesão pélvica diagnosticada" e também foi extirpado "tecido circundante" à formação, sem que tenham sido apresentadas "complicações" nos órgãos próximos.

Segundo o relatrório médico, o "pós-operatório imediato foi estável, clinicamente sem complicações sistémicas" e o presidente "recupera-se adequadamente colaborando com a reabilitação", disse o responsável.

"Nas próximas horas serão feitos estudos histológicos que determinarão o tratamento ótimo da lesão", acrescentou o vice-presidente.

No comunicado, lido na Assembleia Nacional, Chávez também expressou o seu agradecimento a Fidel e Raúl Castro, ao povo cubano e "à equipa de especialistas de saúde que dirigiram esta operação".

Java quebrou dias de silêncio de Cuba, cuja imprensa noticiou no sábado a chegada de Chávez, a recepção do presidente Raúl Castro e o propósito cirúrgico da visita.

Chávez está internado no Centro de Pesquisas Médico-Cirúrgicas (Cimeq), o mais moderno hospital cubano, no oeste da capital, perto da casa do líder cubano, Fidel Castro, mentor político e amigo pessoal do presidente.

Os Estados Unidos afirmaram esperar que Chávez se recupere, declarou nesta terça-feira a subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos, Wendy Sherman.

"Todos esperamos que ele se recupera e que a vida continue", disse, lembrando, no entanto, que o seu governo tem com Chávez "diferentes pontos de vista sobre como deveria ser o futuro da Venezuela".

O presidente venezuelano, que se tinha declarado curado do cancro em outubro, anunciou há uma semana que seria operado a uma nova lesão de cerca de dois centímetros na mesma área onde em junho de 2011 foi extraído um tumor maligno, também em Havana, onde Chávez realizou quatro sessões de quimioterapia.

Chávez, de 57 anos e desde 1999 no poder, espera ser reeleito para um novo mandato de seis anos nas eleições do dia 7 de outubro, em que vai enfrentar o candidato opositor Henrique Capriles Radonski, 18 anos mais jovem e governador de Miranda (norte), o segundo Estado mais populoso do país.

O presidente, que negou recentemente ter metástases, continua à frente do governo, como aconteceu durante a sua recuperação anterior, durante a qual não delegou o poder a Elías Jaua, como pedia a oposição.

Primeira Edição © 2011