A cem dias da Euro, não há sinal do torneio em Varsóvia

Local do jogo de abertura impressiona pela falta de cartazes e decorações referentes à maior competição do continente, que começará em junho

29/02/2012 05:19

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Faltam cem dias para o início da Eurocopa, mas quem caminha pelas ruas cobertas de neve da capital polonesa Varsóvia não vê nenhum sinal de que o jogo de abertura do torneio será disputado ali. Nenhum cartaz, pôster ou bandeira. Referência ao torneio, somente na entrada do Estádio Nacional, local da partida que abre o Euro 2012 e que será inaugurado nesta quarta-feira no amistoso entre Portugal e Polônia. E ainda assim, numa propaganda de um patrocinador do evento.

O atraso de oito meses para a conclusão do estádio talvez explique a pouca divulgação do torneio em Varsóvia. A administração do Centro Nacional de Esportes (NSC), criado pelo Ministério do Esporte e Turismo e que cuida do estádio, sofreu pesadas críticas pela demora nas obras. Quanto menos lembra o assunto, melhor.

A falta de cartazes e imagens da Euro virou assunto dos jornalistas portugueses que acompanham o amistoso da seleção de Cristiano Ronaldo na Polônia. Já para os jornalistas locais, o tema foi justamente o espanto dos visitantes sobre o assunto.

– Vocês acham mesmo que estão faltando cartazes do torneio? Ainda temos muito tempo até lá. Na hora em que a Euro chegar, a cidade estará completamente diferente – disse um jornalista polonês.

Na capital ucraniana Kiev, onde será disputada a final da Eurocopa, o logo do torneio está por todos os lados desde o aeroporto. Na capital polonesa, nem mesmo no centro histórico, um dos principais pontos turísticos da cidade e que foi totalmente reconstruído após a II Guerra Mundial, há qualquer lembrança de que a cidade irá receber a competição mais importante do futebol do continente.

Apesar do aparente desinteresse, todos os 55 mil ingressos postos à venda para a partida de inauguração do Estádio Nacional foram vendidos. Quem trabalha há dois anos e meio preparando a equipe que vai representar a Polônia em campo garante que a falta de empolgação é apenas aparente.

– Estamos muito entusiasmados e não vejo a hora de a bola finalmente rolar. Será um grande torneio e estamos orgulhosos dele – afirmou o treinador da seleção polonesa, Franciszek Smuda.

Primeira Edição © 2011